Efemérides | 25 de Abril de 1974 | Recursos na Internet

Catálogo BLX
Clique
aqui
para ficar a conhecer os documentos sobre a Revolução dos Cravos, disponíveis nas bibliotecas municipais de Lisboa.

Os caminhos de Abril [Jornal de Notícias]
O JN recorda com palavras e imagens de hoje a memória de há trinta anos. Através das fotografias de Alfredo Cunha, editor fotográfico deste jornal, e dos textos de Mário Contumélias, sociólogo e ex-jornalista, pode (re)visitar momentos que marcaram a reconquista da Liberdade.

Centro de Documentação 25 de Abril/Universidade de Coimbra
Neste sítio encontrará uma cronologia dos factos (O 25 de Abril de 1974 hora a hora); documentos que marcaram os anos de 1974 e 1975 e a legislação que se publicou na altura; imagens, sons e textos que marcaram a transição democrática portuguesa e biografias de políticos e partidos políticos (Arquivo Electrónico da Democracia Portuguesa), bem como uma detalhada bibliografia, entre outros recursos.

Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas
O sítio do CITI, unidade de investigação da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, oferece os seguintes conteúdos: Ditadura (1.ª República; Constituição de 1933; Estado Novo; Guerra Colonial; 25 de Novembro; I Governo Institucional; …) Liberdade (16 de Março; 1 de Maio; 28 de Setembro; Oficiais de Abril;… ); Democracia (I Governo Provisório; PREC; Descolonização; Democratização; …).

Duplipensar.et
Neste sítio brasileiro encontrará a cronologia da revolução; estatísticas, dados e história de Portugal; a independência das colónias africanas; galeria de imagens da Revolução dos Cravos; bibliografia do 25 de Abril de 1974; sítios recomendados, entre outros recursos.

Fundação Mário Soares
Dossier dedicado ao 25 de Abril, disponibiliza documentação existente no Arquivo & Biblioteca desta fundação, reunindo fotografias de Alfredo Cunha, com legendas de Adelino Gomes, e disponibiliza a reprodução do registo magnético da senha das operações militares desencadeadas nesse dia, emitida no programa “Limite” da Rádio Renascença. Oferece ainda uma selecção de documentos e de recortes de imprensa representativos das diferentes tomadas de posição perante os acontecimentos.

Partido Comunista Português
Nesta página do sítio do PCP, encontrará fotografias, cartazes, artigos, documentos, intervenções, poemas, sons e bibliografia alusivos à Revolução dos Cravos. Encontrará, ainda, primeiras edições dos jornais Avante e O Militante, de 1974 e 1975.

Portugal : Trente ans après
A edição em linha n° 703 (22 de Abril de 2004) do Courrier International inclui conteúdos alusivos ao 25 de Abril: editorial de Philippe Thureau-Dangin (La génération des oeillets) e inúmeros artigos, de acesso restrito, nomeadamente Des colonies, quelles colonies ?; Mário Soares : "L'esprit d'avril vaincra"; Le pays où les poètes sont rois.

30 anos do 25 de Abril
Dossier electrónico do diário Público, criado em 12 de Abril de 2004, apresenta os seguintes conteúdos: Revolução de Abril; Que é a revolução?; O 26 de Abril; Abecedário do que obviamente mudou; Gritos de alma dos "capitães" (por Adelino Gomes); “Carta do pai de uma jovem presa"; Depoimento de Urbano Tavares Rodrigues, entre outros.

30 anos. 30 canções
Um grupo de 14 artistas propõe um espectáculo de 30 canções sobre o 25 de Abril.

25 de Abril: da efeméride à História
Na Biblioteca Nacional Digital encontrará o documento electrónico: 25 de Abril: da efemeridade à História que reúne os seguintes conteúdos: O 25 de Abril na Biblioteca Nacional; Cronologia; Desmantelamento do Regime; Movimentos de Intervenção; Autocolantes Comemorativos.

Wikipedia
Esta “enciclopédia livre”, para além de disponibilizar artigos (Precedentes; Preparação; Movimentações militares durante a Revolução; Cravo; Consequências; O 25 de Abril visto 30 anos depois), oferece um espaço de discussão e ligações externas.

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa