That's one small step for a man, one giant leap for mankind”. A frase de Neil Armstrong ao pisar o solo lunar sintetiza o sucesso da missão da Apollo 11, que coloca os Estados Unidos na frente da corrida espacial, iniciada 12 anos antes pela União Soviética, com o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, em 4 de outubro de 1957. A competição entre as duas potências só terminaria em julho de 1975, com o projeto cooperativo Apollo-Soyuz.

Instituída por Eisenhower em 29 de julho de 1958, a NASA (National Aeronautics and Space Administration) passou a tutelar o programa espacial norte-americano, aplicando o seu assinalável orçamento na pesquisa científica e tecnológica. Em 1961, lança o Programa Apollo, com o objetivo de colocar o Homem na Lua. O compromisso assumido pelo presidente John F. Kennedy num discurso histórico, na Rice University, em 25 de maio de 1961, referia como meta colocar o homem na Lua e trazê-lo de volta, em segurança, até ao final da década.

E assim foi. Ao abrigo deste programa, entre 1968 e 1972, realizaram-se 11 missões tripuladas, 6 das quais concretizaram a alunagem, e colocando 12 astronautas a caminhar em solo lunar. A primeira a cumprir esse objetivo foi a Apollo 11, a bordo da qual seguiam os astronautas Neil A. Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. Armstrong e Aldrin tornaram-se, assim, os primeiros homens a caminhar na Lua. continuar a ler

© João Oliveira/Hemeroteca Municipal de Lisboa