Consulte a coleção d'O Mosquito aqui


     

Em agosto de 1875, Rafael Bordalo Pinheiro parte para o Brasil, onde permanece até 1879. Instalando-se no Rio de Janeiro, dá continuidade ao trabalho de sátira jornalística iniciado em Portugal, do qual resultaram os jornais que hoje disponibilizamos: O Mosquito (1875-1877) e O Besouro (1878-1879). O contexto brasileiro, na sua história, nas suas vivências, na sua sociedade, deram origem, nas páginas destes jornais, a novos personagens oriundos da pena daquele que, em junho de 1875, criara a que é ainda hoje a mais icónica representação do português: o Zé Povinho.

Títulos incontornáveis do património jornalístico luso-brasileiro, a disponibilização destes títulos na Hemeroteca Digital resulta do trabalho em parceria com o Museu Bordalo Pinheiro, ao abrigo da qual foram já colocados em linha os mais importantes periódicos dirigidos ou com colaboração de Rafael Bordalo Pinheiro: O Binóculo : hebdomadario de caricaturas, espectaculos e litteratura (1870); A lanterna mágica (1875) ; Psit!!! : hebdomadario comico illustrado (1877) ; O António Maria (1879-1898) ; Pontos nos ii (1885-1891) ; A Paródia (1900-1907), aos quais pode aceder aqui.

 

      



Consulte a coleção d'O Besouro aqui

  
 

Desta vez, as fichas históricas que acompanham os novos títulos são da autoria de Rosângela de Jesus Silva, Doutora em História de Arte pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e professora do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, neste momento a desenvolver pesquisa de pós-doutoramento na Universidade de Évora, em torno das contribuições de Rafael Bordalo Pinheiro na imprensa ilustrada oitocentista.

Quinta-feira, dia 30 de maio, pelas 18:30, esta investigadora estará no Museu Bordalo Pinheiro (Campo Grande, 232) para apresentar a conferência "Os anos iniciais de Bordalo Pinheiro n'O Mosquito", uma atividade com entrada livre.

© João Oliveira/Hemeroteca Municipal de Lisboa