Revista fundada em Dezembro de 1978 por um grupo de estudantes de Artes Plásticas e Design da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), Arte Opinião editou-se até Fevereiro de 1982, totalizando 16 números. Foi uma existência breve dirão todos aqueles que desconhecem a “sina” da maioria das publicações de arte em Portugal, especialmente dos projetos editoriais de iniciativa particular, neste caso de um grupo de estudantes, sem patrocínios ou apoios, pelo menos na fase de lançamento. Na verdade, dois anos de vida podem significar muito e render muito, tudo depende da determinação e das expetativas iniciais, e quanto a isso o primeiro editorial é muito clarificador:
   
As coisas dão-nos gozo. E em especial as coisas importantes a fazer, dão-nos um bruto gozo a pensar e a pôr em marcha.
Não fora isso, e não saía cá a folheca. Bem avisaram, bem nos avisaram. «…vocês vejam lá, rapazes, só taradinhos de todo é que vão emagrecer a fazer uma revista de arte…».

   

Da jovem equipa fundadora constavam José Pedro Croft de Moura, Luísa Coimbra e Mário Cardoso Pires, que compunham o corpo redatorial, sendo o último também responsável pela fotografia; Cândida Ruivo e Rui Cochofel, que compunham a equipa gráfica. A propriedade e direção cabia a Pedro Cabrita Reis, para quem vai o nosso muito obrigado pela cedência dos direitos sobre a publicação.

   

Este interessante projeto, que fica a partir de agora disponível na Hemeroteca Digital, aqui, conseguiu captar a participação de mais de uma centena de colaboradores. E não foram só estudantes, mas também artistas de todas as artes, estéticas e movimentos, professores, arquitetos, poetas e ensaístas, galeristas e dinamizadores culturais, críticos de arte, jornalistas.

   

Saiba mais sobre esta revista na ficha histórica, da autoria de Rita Correia, disponível aqui.

© João Oliveira/Hemeroteca Municipal de Lisboa