Na madrugada de 18 de Março de 1978, um sábado, a Faculdade de Ciências de Lisboa, na Rua da Escola Politécnica, foi praticamente destruída por um incêndio que atingiu grandes proporções, com elevados danos materiais, embora sem vítimas mortais.

O fogo só foi dado como controlado ao fim de 5 horas de luta. No combate às chamas estiveram envolvidas mais de 5 centenas de bombeiros e cerca de 70 viaturas, de todas as corporações de bombeiros de Lisboa.

Apesar da hora tardia, a maioria dos diários e semanários enviou os seus repórteres para o terreno a fim de darem conta das causas do incêndio; dos factores e níveis de risco inerentes ao edifício, que se sabia ser muito antigo; dos meios acionados para combater as chamas; da evolução do trabalho dos bombeiros para controlar e pôr fim ao incêndio; e para descrever o ambiente geral, recolher as primeiras impressões e comentários sobre a catástrofe e reportar os estragos provocados.

Assinalando os 40 anos decorridos sobre este episódio, preparámos um dossiê digital com as notícias que circularam na imprensa nos dias subsequentes. Consulte aqui.