Durante o século XIX e grande parte do século XX concentravam-se no Bairro Alto a maioria das redações e tipografias dos jornais de circulação nacional.

Para se entender a dimensão e o impacto económico, urbanístico, demográfico e sociológico desta concentração, devemos posicionar-nos num tempo em que os jornais eram o veículo noticioso por excelência. Em que a produção se foi industrializando, com a progressiva adoção da energia a vapor, criando um corpo de operários especializados e um aumento das tiragens, que se contavam pelas várias dezenas de milhar de exemplares. Em que a pressão da actualidade impunha, não raras vezes, várias edições diárias. Em que a consciência da diversidade de públicos levou ao desdobrar de alguns títulos em múltiplos suplementos e ao surgimento de grupos de comunicação com uma estratégia empresarial moderna. Em que os corpos de redação eram extensos e tinham prolongamento em equipas pluridisciplinares de fotógrafos, revisores, tipógrafos e ardinas. Em que a lógica do ecossistema mediático atraiu para a zona outros agentes, como a Casa da Imprensa, os Serviços de Censura ou, em 1973, a Hemeroteca Municipal de Lisboa, que durante 4 décadas cumpriu no Bairro Alto a sua missão de fiel depositária da memória jornalística nacional, promovendo e capitalizando essa memória em conhecimento, com linhas de investigação própria ou apoiando projetos externos.

O Bairro Alto, o “bairro dos jornais”, desenvolveu uma identidade muito própria, marcada pela cultura, pela tertúlia, e pela vivência noturna dos espaços. Para além dessa herança, a toponímia atesta o dinamismo dessa presença, prolongando-a num tempo em que das centenas de títulos apenas um permanece.

Nesta exposição, que inaugura às 17:00 horas do dia 15 de dezembro, na Associação 25 de Abril, a Hemeroteca associa-se à celebração dos 505 anos do Bairro Alto, propõe um revisitar de alguns títulos que por ele passaram, ilustrado através de um conjunto de primeiras páginas. Numa viagem que, em paralelo, coloca em evidência a riqueza da coleção deste equipamento municipal.

Mais informações aqui.