Título pertencente ao grupo editorial do jornal operário A Batalha, a Renovação : revista quinzenal de arte, literatura e actualidades surgiu em 2 de julho de 1925, suspendendo a sua publicação no 24.º número (15 de Junho de 1926), na sequência do golpe militar de 28 de Maio. Tinha como editor Alexandre Assis, e como diretor Gonçalves Vidal. Na extensa lista de colaboradores, pontuam nomes como Adelaide Cabete, Artur Portela, Ferreira de Castro, José Régio, Tomás da Fonseca, ou Vitorino Nemésio.

Enquadrada pelo movimento anarco-sindical e com objetivos de renovação da sociedade portuguesa através da difusão cultural, "uma revista que se chama Renovação escusa de que se lhe exponham os objectivos. Visa necessariamente à finalidade que tem por moto. Renovar não tem duplo sentido, é só fazer - de novo. (...) Desvendar novos horizontes ao pensamento. Trazer a arte à comunhão de todos. Não fazer das ideias privilégio duns tantos. A isso vimos. Não preencher uma lacuna, sempre vaga, para os que surgem neste campo; mas criar uma necessidade nova aos espíritos; Estimulá-las para a perfeição e para a beleza. Apostolizar."

A coleção completa fica disponível na Hemeroteca Digital, aqui.

Em complemento, leia a ficha histórica deste título, da autoria de Jorge Mangorrinha, aqui.

       
 
       
   

No dia 24 de maio colocaremos em linha a 1.ª série da importante revista Panorama : revista portuguesa de arte e turismo, editada pelo Secretariado de Propaganda Nacional e dirigida por António Ferro.

A disponibilização deste título acontecerá em simultâneo com a apresentação do livro
Propaganda e turismo no Estado Novo. António Ferro e a revista Panorama (1941-1949), da autoria do Professor José Guilherme Victorino, numa sessão a realizar na Universidade Autónoma de Lisboa, pelas 18:30.

Teremos muito gosto em contar com a sua presença.
 

Mais informações sobre a sessão aqui.