Surgia em Lisboa, em fevereiro de 1916, a Terra portuguesa : revista ilustrada de arqueologia artistica e etnografia. Teve como mentores Vergílio Correia (diretor literário) e Sebastião Pessanha (editor e proprietário), apresentando-se como um projeto diferenciado e com propósitos claros, assim expressos no editorial: "Estamos convencidos de que esta publicação conseguirá - o que será o seu grande mérito - chamar a atenção de um público maior para assuntos que, em geral, só especialistas manuseiam, avolumando assim o número das pessoas que se interessam pela defesa do património artístico e etnográfico de Portugal".

Sendo bem vincada essa vocação divulgadora, a mesma não penalizou a qualidade das contribuições, para as quais angariaram especialistas de renome nas várias áreas tocadas pela revista. Todas elas, conforme se afirma reiteradamente, "colaborações solicitadas".

Motivos de ordem financeira marcaram a história desta publicação, refletindo-se particularmente na sua periodicidade, bastante irregular. Publicaram-se ainda assim 42 números, até 1927, que ficam agora disponíveis na Hemeroteca Digital, aqui.

Saiba mais sobre esta interessante publicação na ficha histórica da autoria de Alda Anastácio, aqui.