O título que disponibilizamos hoje será porventura um dos mais aguardados pelos leitores da Hemeroteca Digital.

Em 17 de fevereiro de 1932 surgia a revista Stadium, agitando o setor da imprensa desportiva com o seu formato inovador, fortemente assente na imagem e num grafismo de extrema qualidade. Tendo como diretor Carlos da Silveira e como editor José Domingues dos Santos, o êxito desta primeira série (presente na nossa coleção em escassos números) levaria a que em 1938 passasse a ostentar o subtítulo “o maior semanário desportivo da Península”, mantendo-se em publicação até julho de 1942, num total de 531 edições.

A revista renasceu em 9 de dezembro de 1942, com novo aspeto gráfico, um formato ligeiramente inferior, e um novo diretor: Guilhermino de Matos. Desta feita, manteve-se ao longo de 469 números, até 1951.

Subintitulada agora “revista desportiva”, a Stadium manteve a qualidade das suas reportagens e o esmero nos registos fotográficos, cobrindo todo o espetro das modalidades desportivas mas com especial incidência no futebol, que se consagrara já como “desporto-rei”. E fá-lo ao abrigo de uma ética do jornalismo desportivo cuja essência explana em alguns artigos: “necessidade do conhecimento especial das modalidades sobre as quais escreve, do ambiente em que as mesmas se desenvolvem, dos defeitos e das virtudes que as adornam, e, fundamentalmente, de imparcialidade integrérrima, absoluta e firme”, evitando as paixões clubísticas.

Esta 2.ª série fica agora disponível na Hemeroteca Digital, aqui, desde o n.º 1 até ao n.º 421, de 28 de Dezembro de 1950.