De 1 de julho a 25 de dezembro de 1884, num total de 26 números, publicou-se em Lisboa A illustração popular : chronica semanal. O motivo económico para o seu fim prematuro foi claramente enunciado no último expediente: "não póde levar tão longe a sua abnegação, que continue a comprometter capitaes, em proveito d'uma parte dos assignantes, que só o eram para receber cada número, sem se lembrarem, que as publicações desta ordem são dispendiosas e exigem um desembolso immediato de dinheiro".

O objetivo d'A illustração popular, "redigida por uma Sociedade d'Homens sem Lettras", depreende-se facilmente do título com que se apresentou a público, mas usemos as palavras dos próprios editores: "o fim único da publicação foi proporcionar ás classes proletárias um hebdomadario illustrado por um preço módico e com assumptos acomodados ao grau de instrucção dos seus leitores". Assentava na diversidade temática e na ilustração como fatores de atração do público, o que permite integrá-la no conjunto de publicações congéneres, particularmente dinâmico nas duas últimas décadas do século XIX.

Fica agora disponível na Hemeroteca Digital, aqui, bem como a respetiva ficha histórica, da autoria de Helena Roldão, aqui.