O primeiro estudo estatístico procurando aferir o número de cegos existentes em Portugal realizou-se em 1903, por iniciativa de Branco Rodrigues, fundador e diretor da publicação que hoje apresentamos: Jornal dos cegos : revista de educação e ensino intellectual e profissional dos cegos, que fica agora disponível na Hemeroteca Digital, aqui, nos seus primeiros 8 anos de edição.

Pelos resultados do inquérito então desenvolvido, e que surgem detalhados no volume VIII desta publicação, contabilizavam-se 7281 cegos. Destes, 63% eram indigentes. Do universo global, 12% eram menores de 21 anos. Valores que impunham a adoção de estratégias públicas, amplamente ilustradas pelos exemplos internacionais, visando a educação e preparação para a vida destes cidadãos, dotando-os de competências para a autonomia e auto-subsistência.

Branco Rodrigues fez da educação dos cegos o alicerce da sua atividade, que se consubstanciou na fundação e desenvolvimento de instituições (como o Asilo-Escola da Associação Promotora do Ensino dos Cegos), na aprovação de legislação específica, na difusão do braille.

O Jornal dos cegos, sobre o qual pode saber mais na ficha histórica da autoria de Alda Anastácio, aqui, foi um veículo importantíssimo de sensibilização mas também de comunicação das vitórias alcançadas.