“Não nos peçam programma, que não lh'o daremos. Foi resolvido isso agora, em sessão magna comnosco mesmo, e a razão é das mais simples – porque não temos confiança em nenhum, incluindo o que rasgamos ha pouco, destinado a servir de introducção a estes opusculos. Os leitores que façam o nosso programma a seu modo, aos poucos ou d'um só jacto, e que o vão modificando ao passo que se fôrem adiantando no exame do corpo de delicto. No fim da obra o programma deverá estar completo, como o índice d'um diccionario ao qual não falte uma só folha de texto - se não quizerem imitar-nos, dispensando-o inteiramente."

Foi com este "não-programa" que em Outubro de 1876, no Porto, se apresentou ao público este Ortigões : chronica do mez - perfis diversos - satyras da actualidade, da autoria de Urbano Loureiro, que agora fica disponível para consulta, nos seus 8 números, na Hemeroteca Digital, aqui, juntando-se à nossa lista de 40 títulos de imprensa humorística.

Os temas tratados são diversos, políticos, sociais, biográficos, sequência de temas avulsos unidos apenas pela sátira do autor.

Saiba mais sobre esta publicação na ficha histórica da autoria de Jorge Mangorrinha, aqui.