Assinalaram-se ontem, dia 18 de abril, os 80 anos da criação do Grupo Amigos de Lisboa. A Hemeroteca Municipal de Lisboa associou-se a esta comemoração apresentando, na cerimónia que teve lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa, a disponibilização em linha, na Hemeroteca Digital, da I série da Olisipo : boletim do Grupo "Amigos de Lisboa".

Correspondendo ao período entre 1938 e 1989, e contando com um prestigiado leque de estudiosos das temáticas relacionadas com a cidade Lisboa (mencionem-se Gustavo de Matos Sequeira, seu diretor, Augusto Vieira da Silva, Luís Pastor de Macedo, Norberto de Araújo, entre muitos outros) a revista reúne estudos incontornáveis, publicação de fontes, para além de constituir em si mesma um reflexo da dinâmica do Grupo, na missão, fixada nos seus estatutos, de “defender o património artístico monumental e documental olisiponense e contribuir para o estudo e a solução dos problemas do urbanismo e da expansão de Lisboa”.

Este importante título fica agora disponível para consulta, aqui, juntando-se a outra publicação (sua contemporânea) fundamental para a investigação sobre Lisboa, a Revista Municipal (1939-73), continuada por Lisboa : revista municipal (1979-1988).

 
 

Dando continuidade, na Hemeroteca Municipal de Lisboa, às atividades em torno do Centenário da I Guerra Mundial, está patente nas nossas instalações uma mostra que reúne um conjunto de exemplares evocativo da intervenção portuguesa no conflito.

Depois de nos debruçarmos sobre um primeiro período, desde os primeiros confrontos em África até à mobilização e preparação militar do Corpo Expedicionário Português, que ficaria conhecida como "Milagre de Tancos", o enfoque é agora no momento da partida para o palco de guerra europeu, a bordo de navios ingleses, para o dia-a-dia nas trincheiras, e para o momento mais trágico da nossa participação, a Batalha de La Lys.

A mostra estará patente até 15 de julho de 2016.

Relembramos que, desde julho de 2014, a Hemeroteca Digital tem vindo a disponibilizar, com atualizações regulares, o dossier digital I Guerra Mundial : 100 anos, que pode consultar aqui.