Em 10 de Dezembro de 2013, por ocasião das 2.ªs Jornadas de História da Imprensa Olisiponense, anunciámos ao público a disponibilização da coleção digital do importante jornal Archivo Pittoresco, editado em Lisboa de 1857 a 1868, acompanhado pela ficha histórica, da autoria de Rosa Esteves, reproduzida do Dicionário do Romantismo Literário português.

Na ocasião, lamentámos o facto de a coleção digital disponibilizada ter sido obtida a partir de microfilme, o que penalizava grandemente o usufruto da componente gráfica deste título, tanto mais quando nele é de destacar a excelência na aplicação da gravura em madeira de produção nacional (e sobre temas, locais e figuras nacionais), com colaboração de desenhadores como Nogueira da Silva, Tomás da Anunciação, João Cristino ou Manuel Bordalo Pinheiro.

É, por isso, com enorme prazer que anunciamos hoje a colocação em linha da nova digitalização deste título, aqui, totalizando cerca de 4.500 imagens, obtidas agora a partir do original. Também os acessos pdf foram refeitos, utilizando a tecnologia OCR, que permite a pesquisa do seu conteúdo.

 
 

Outra importantíssima coleção, fonte textual e iconográfica incontornável para os estudos sobre o século XX, é a Illustração portugueza, editada desde 1903 pela empresa do jornal O Século, e disponibilizada na Hemeroteca Digital em 2009, juntamente com ficha histórica da autoria de Rita Correia.

Fruto do nosso empenho na melhoria contínua dos nossos recursos digitais, a coleção surge agora renovada, acessível aqui, alvo de uma profunda intervenção nas suas quase 35.000 imagens, que passaram a contemplar o 1.º trimestre de 1924, os números para garantia de título (1931-1880), e a série transitória (1986-1993).

Também nesta coleção, os acessos pdf de todos os números e respetivos índices (num total de quase 1.300) foram processados com tecnologia OCR, para permitir a pesquisa do conteúdo em texto livre.