Publicado em Lisboa entre 3 de Abril e 22 de Maio de 1898, num total de 8 números, sob direção de João Severo, o Sol e moscas : semanario illustrado de critica taurina, integra-se num conjunto de títulos especializados em assuntos tauromáquicos, correspondendo à popularidade que as corridas de touros conheciam junto da população da capital: "não conhecemos logar onde o lisboeta apparente um mais delicioso bem estar que numa praça de touros", lia-se no  editorial do número 1. A coleção completa pode agora ser consultada aqui.

Os conteúdos desenvolvem-se em torno das crónicas de corridas, biografias de toureiros e outros protagonistas, e informação noticiosa sobre a atividade.

Neste final de século XIX, a popularidade das corridas manifestou-se, a título de exemplo ilustrativo, na inauguração da Praça de Touros do Campo Pequeno, em 1892. Mas não deixava de ser contrabalançada pelo crescimento de uma corrente de contestação, onde os valores de humanidade, de respeito pela vida, ou de condenação de violência se combinam, como fica patente na ficha histórica que acompanha esta coleção digital, da autoria de Rita Correia, e que pode ler aqui.