Nos 50 anos do Festival RTP da Canção, trazemos o olhar da imprensa nacional, cujos textos e imagens nos revelam histórias que fazem meio século de criação musical e poética, em contextos político-sociais diversos. Vamos ao encontro das entrevistas, fotografias, biografias, boletins de voto, quadros de votação, desenhos humorísticos, cenários, indumentárias, poemas, anúncios, curiosidades, polémicas e artigos de opinião. Encontramos autores com diferentes registos, alguns nomes que se revelariam mais tarde na literatura nacional, outros que mantiveram o seu percurso jornalístico.

Páginas de diferentes periódicos são disponibilizadas na Hemeroteca Digital, aqui, acompanhadas de textos que sintetizam cada um dos anos, escritos por Jorge Mangorrinha, no quadro de uma investigação mais vasta, cujos parceiros foram a Hemeroteca Municipal de Lisboa, a Sociedade Portuguesa de Autores, a Rádio e Televisão de Portugal e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

No dia em que damos a conhecer este contributo, também na Sociedade Portuguesa de Autores (ver programa aqui) se homenageia quem participou nesta iniciativa durante 50 anos que fizeram história na música ligeira portuguesa.