Em 27 de Novembro de 2011, há precisamente 3 anos, o Fado era elevado à condição de Património Imaterial da Humanidade, em cerimónia da UNESCO, que teve lugar em Bali, Indonésia.

A "canção de Portugal", na candidatura formalizada pela Câmara Municipal de Lisboa, apresentou-se como "símbolo da identidade nacional" e "a mais popular das canções urbanas" portuguesas. O reconhecimento por parte da UNESCO, por decisão unânime do júri, foi um passo decisivo para a internacionalização do Fado, caminho já antes trilhado por algumas vozes, onde Amália pontua de forma incontornável.

Neste 3.º aniversário, pontuado pela iniciativa do Museu do Fado e da Time Out, que fará do Mercado da Ribeira "a maior casa de fados do mundo" (dias 27, 28 e 29), a Hemeroteca Digital propõe uma viagem na história do Fado, através de um dos seus mais antigos periódicos especializados: A Canção de Portugal : o Fado, publicado semanalmente entre 1916 e 1919, e que pode agora consultar aqui, acompanhado por ficha histórica da autoria de Jorge Mangorrinha, aqui.

A coleção digital que disponibilizamos corresponde às existências no acervo da Hemeroteca Municipal, constando de 12 dos 139 números publicados.