Em Abril de 2014 disponibilizámos na Hemeroteca Digital os oito primeiros anos da Tiro e Sport, apresentando-a como um dos mais importantes periódicos desportivos publicados em Portugal no início do século XX. Na verdade, esta publicação resultou da fusão do jornal O Tiro Civil (1895-1903) com a Revista de Sport (1903). Desta feita, fazemos a disponibilização integral desse primeiro título, da responsabilidade da Associação de Atiradores Civis Portugueses, acessível aqui, acompanhado pela respetiva ficha histórica, aqui.

Como fica bem patente na ficha, da autoria de Rita Correia, a actividade da Associação, e consequentemente deste seu órgão oficial, O Tiro Civil,  que hoje apresentamos, enquadra-se numa dinâmica de "ativismo militarista e patriótico", ainda no rescaldo do ultimatum inglês. No entanto, cedo o jornal abre o espetro temático, dedicando atenção a outras práticas desportivas que, neste final do século XIX, começavam a democratizar-se.




Em complemento ao Tiro Civil, disponibilizamos mais duas publicações:
O Campeão : semanario de literatura, critica e de sport (aqui) publicado no Porto, entre 1899 e 1901, sob direção de Bento Isidro, Mário Ney, e J. Costa Basto, e também acompanhado de ficha histórica da autoria de Rita Correia, aqui; e Os sports illustrados (aqui), publicado em Lisboa, entre 1910 e 1911, sob direção de José Pontes. Os números disponibilizados correspondem às existências na Hemeroteca Municipal, em cuja coleção estes títulos apresentam muitas falhas.

No seu conjunto, estas publicações são um importante contributo para o estudo de um período decisivo de afirmação do desporto no quotidiano nacional.