Divulgamos hoje O Petardo. Quinzenário católico humorístico, publicou-se no Porto, entre 1902 e 1910, por iniciativa do Padre Benevenuto de Sousa (redator e administrador) e António Pacheco (editor).

O petardo pretendia afirmar-se na defesa de princípios morais colocados em risco por um "jornalismo pornográfico - verdadeira invenção do inferno", que arrastava "centenas de espíritos à loucura dos prazeres, à prática de muitas torpezas". E fazia-o através do humor - literário e gráfico -, porque "rindo e brincando se faz propaganda duma ideia nobre e santa. Rindo e brincando se ridiculariza uma ideia perniciosa e condenável". Um riso que se pretendia edificante, capaz de deixar nos leitores "uma impressão no espírito que os oriente na vida prática, política e social".

O primeiro ano da publicação (1902-1903), totalizando os 24 números existentes na coleção da Hemeroteca, ficam disponíveis aqui. Para saber mais sobre esta publicação, fica também disponível a respetiva ficha histórica, da autoria de Pedro Mesquita, e que pode ler  aqui.