A Gazeta de Lisboa é não só uma das publicações periódicas portuguesas mais antigas (com início de publicação em 1715), como um exemplo de longevidade (publicada até 1833).

Este semanário surge como fonte incontornável para a história de mais de um século do mundo ocidental, cobrindo períodos de intensa atividade diplomática e bélica. Até ao surgimento, em 1820, do Jornal do Governo, a Gazeta de Lisboa era o mais importante periódico oficial de informação política português. Esta relevância fica expressa no estudo "A Gazeta de Lisboa e o Diário do Governo", de Augusto Xavier da Silva Pereira (1838-1902), publicado na revista Occidente, nos números de Janeiro a Março de 1895, e que pode ler aqui.

Disponibilizamos hoje os números relativos aos anos de 1751 a 1762,  período que encerra algumas mudanças na história da publicação: desde logo, a substituição do seu redator (por morte de José Freire de Montarroio Mascarenhas, em 1760), por Pedro António Correia Garção, e a mudança do título para Lisboa. O ano de 1762 representa outro marco importante, pela ordem de suspensão do jornal, mandada executar por Sebastião José de Carvalho e Melo, e que irá vigorar de junho desse ano até agosto de 1778.

A coleção pode ser consultada aqui.