Depois de O Xuão: semanário de caricaturas publicado em Lisboa, entre 1908 e 1910 (disponível aqui), não podíamos deixar de digitalizar e colocar em linha O Zé: sucessor do jornal O Xuão, igualmente saído na capital, de 1910 a 1919. Os primeiros cinco anos deste título (1910-1915) ficam agora acessíveis aqui.

Como refere Pedro Mesquita no estudo que lhe dedica, “Trocado no título o invocativo de João Franco pelo do Zé Povinho, o jornal era o mesmo, feito pelas mesmas pessoas: Estêvão de Carvalho (1881-1935) era seu diretor e editor (como fora diretor e proprietário de O Xuão), Ricardo de Sousa assegurava a administração (função que já tinha n’O Xuão) e Silva e Sousa prosseguia neste o trabalho de caricaturista que desenvolvera no seu antecessor. Só Júlio Dumont (Orlando), que fora secretário de redação de O Xuão, não figurava no corpo redatorial de O Zé, embora colaborasse regularmente sob pseudónimo.” (para ler o estudo na íntegra, clique aqui)

O Zé, a par do bissemanário lisboeta Os Ridículos, foi uma das publicações humorísticas mais importantes que se publicaram na I República, constituindo, portanto, uma fonte preciosa para o estudo da vida política, social e cultural deste período. A partir de hoje, O Zé passa a fazer parte da galeria de periódicos humorísticos que a Hemeroteca Digital disponibiliza ao público e à academia. Boas e divertidas leituras!