ISSN 2182-3200

Marquês de Pombal (1699-1782)
No aniversário da sua morte

 

Em 8 de Maio de 1782, com 82 anos, morria Sebastião José de Carvalho e Melo, o polémico secretário de Estado do Reino de D. José I. Figura controversa da história portuguesa, a ele se devem importantes reformas administrativas, económicas e sociais, sob o signo do Iluminismo. A expulsão dos jesuítas, os ataques à Inquisição, o processo dos Távoras, a reforma das universidades, a reforma do sistema fiscal, a criação de companhias comerciais em regime de monopólio, a criação da Real Mesa Censória, a reconstrução de Lisboa após o terramoto, foram processos estreitamente ligados à sua atividade governativa.

Em 1882, por ocasião do 1.º Centenário da morte do estadista, e num contexto em que a propaganda republicana se afirmava, o Marquês de Pombal emergiu como figura tutelar (em grande parte pelas medidas anti-clericalistas) e multiplicaram-se os festejos, conferências e homenagens (muitas por iniciativa do Partido Republicano Português), empenhados numa releitura do homem e do impacto civilizador das suas medidas.

As duas raridades bibliográficas que apresentamos hoje, pertencentes à coleção da Hemeroteca Municipal, inscrevem-se neste processo, tendo a particularidade de documentarem a comemoração do Centenário no Brasil, sob a forma de duas publicações de iniciativa do Club de Regatas Guanabarense, do Rio de Janeiro: a Collecção de poesias distribuídas no Imperial Theatro D. Pedro II por occasião do Festival Commemorativo organizado pela Grande Comissão nomeada pelo Club de Regatas Guanabarense (integrando poesias de Adelina Vieira, António Diniz, António Lopes Cardoso, Bocage, Domingos dos Reis Quita, F. Palha, Henrique Marinho, José Basílio da Gama, Mateus Quintão e Múcio Teixeira, disponível aqui) e a Homenagem ao Marquez de Pombal pela Grande Commissão Executiva do Primeiro Centenário do Grande Ministro (integrando textos de, entre outros, Alberto Pimentel, Alexandre da Conceição, Bulhão Pato, Costa Goodolphim, Gonçalves Crespo, Guiomar Torresão, Inácio de Vilhena Barbosa, Mendes Leal, Pinheiro Chagas, Ramalho Ortigão, Teixeira de Queirós e Teófilo Braga, disponível aqui).