ISSN 2182-3200

O MUNDO : FOLHA DA TARDE [Lisboa: 1882]

 

    

Hoje, 3 de Maio, e pelo 20.º ano consecutivo, assinala-se o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, efeméride promovida pela UNESCO como oportunidade de reflexão em torno do princípio mais abrangente da Liberdade de Expressão, preconizada no artigo 19.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Hemeroteca aproveita a ocasião para brindar os seus leitores com mais uma publicação efémera de finais do século XIX, desta feita O Mundo : folha da tarde, que não ultrapassou as 23 edições, durante o mês de Julho de 1882, que pode agora consultar aqui.

Mais do que um diário noticioso, O Mundo assumia-se, como afirma Pedro Mesquita na ficha histórica que pode ler aqui, como «órgão de divulgação doutrinária em prol de uma Monarquia "progressista" ou "evolucionista", focada nas questões sociais. Ou, como queriam os autores, uma "Monarquia humanitária"».

Tratando assuntos como o trabalho de duração limitada, o salário ou a redistribuição da riqueza, vai ser a questão da Lei de Imprensa a ocupar o editorial do último número desta publicação, em 24 de Julho de 1882.