“Vinha longe a manhã do despertar mas enchi-me de esperanças e levei o Roberto, comprei-lhe um trajo de luces, sem guizos, e um bastão mocado, envernizei-o, envozei-o, decidi dar-lhe o braço e fazer o que êle sempre fez. Eis a razão, meus senhores, deste passo novo da minha vida. É por isso, respeitável público, que Vão Principiar os Fantoches!!! É acordar, meus senhores, é acordar!”

Assim termina o texto de abertura do número 1 dos Fantoches, editado e dirigido por Rocha Martins, num total de 78 números, entre janeiro de 1923 e junho de 1924. A partir do segundo número, a inclusão do subtítulo "bastidores da política e dos negócios" esclarece acerca dos propósitos desta publicação satírica. A coleção completa pode agora ser consultada aqui.

Em 1914, o mesmo Rocha Martins havia mantido (ainda que por apenas 8 números), uma publicação homónima, já disponível na Hemeroteca Digital, aqui. Uma década depois, este regresso era saudado nas "apreciações da imprensa" coligidas na contracapa do 2.º número, que pode ler aqui.

 

Através de uma seleção de títulos de publicação recente e para os quais a investigação na Hemeroteca Municipal foi decisiva, pretendemos chamar a atenção não só para a riqueza da nossa coleção mas também para a importância das fontes jornalísticas em trabalhos de investigação de natureza diversa. O guião da mostra pode ser consultado aqui.

Data: até 5 de outubro de 2013
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

 

Fernando António Nogueira Pessoa, poeta, filósofo e escritor, nasceu a 13 de junho de 1888 e morreu a 30 de novembro de 1935, na cidade de Lisboa. Após a morte do pai, partiu para a África do Sul (Durban), onde aprendeu o inglês, língua em que escreveu desde a sua adolescência. Fez os estudos liceais e iniciou a redação dos seus primeiros textos poéticos, atribuídos a pseudónimos, entre os quais se salienta o de Alexander Search. Aos dezassete anos, deixa a família e regressa a Portugal. Traduziu várias obras inglesas para português e obras portuguesas nomeadamente de António Botto e Almada Negreiros para inglês. Em 1913 escreveu o Marinheiro e em 1914 O Guardador de Rebanhos e o Livro do Desassossego. Entre os seus heterónimos, evidenciam-se Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, e o semi-heterónimo Bernardo Soares. Publicou poemas em inglês e colaborou em várias publicações como por exemplo a República, Teatro, A Águia. Em 1915 com Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros, entre outros, funda a revista Orpheu.

Conteúdos digitais em http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/FernandoPessoa/FernandoPessoa.htm

Data: até 5 de outubro de 2013
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

 

A visita tem por objetivo apresentar os serviços e recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita.

Data: 3.ª a 6.ª feira, mediante marcação
Inscrição e pedido de Informação: Tel. 21 324 62 90

 

Inscrições prévias e pedidos de informação:
Serviço de Atividades Culturais e Educativas
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt
 

 

Mais informações aqui.