190 anos depois da sua fundação, colocamos em linha A Tripa Virada, periódico semanal editado em Lisboa, em 1823, pelo Padre José Agostinho de Macedo (Beja, 1761 – Lisboa, 1831). Foram publicados apenas três números, agora disponíveis na Hemeroteca Digital, aqui.

N’A Tripa Virada Macedo começa por justificar, com algum cinismo à mistura, o constitucionalismo que exibira após Revolução liberal de 1820 e, sem papas na língua, assumir a defesa intransigente do Absolutismo, imposto pela Vilafrancada de Maio de 1823. Numa escrita sarcástica, violenta, implacável com os seus inimigos, que fez de Macedo um dos mais temíveis polemistas do seu tempo.

Como refere Álvaro Costa de Matos, na ficha histórica que dedicou a este periódico (consultável aqui), “As páginas d’A Tripa Virada vão então encher-se de ataques aos velhos inimigos de JAM: a Maçonaria, o liberalismo e os periódicos liberais, num registo irónico, mordaz e mesmo jocoso”.

 
 

 

Não sabemos exatamente a causa do desaparecimento súbito desta publicação (eventualmente, pode estar relacionada com a virulência dos textos de Macedo), mas o polemista não perdeu tempo, e substituiu A Tripa Virada pela Tripa Por Uma Vez, de conteúdo político mais refreado, igualmente publicado em 1823, acessível aqui em HTML e aqui em pdf – o exemplar é da Biblioteca da Universidade de Toronto, e foi digitalizado, com o apoio desta universidade, pelo Internet Archive.

 

Através de uma seleção de títulos de publicação recente e para os quais a investigação na Hemeroteca Municipal foi decisiva, pretendemos chamar a atenção não só para a riqueza da nossa coleção mas também para a importância das fontes jornalísticas em trabalhos de investigação de natureza diversa. O guião da mostra pode ser consultado aqui.

Data: até 7 de setembro de 2013
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

 

Fernando António Nogueira Pessoa, poeta, filósofo e escritor, nasceu a 13 de junho de 1888 e morreu a 30 de novembro de 1935, na cidade de Lisboa. Após a morte do pai, partiu para a África do Sul (Durban), onde aprendeu o inglês, língua em que escreveu desde a sua adolescência. Fez os estudos liceais e iniciou a redação dos seus primeiros textos poéticos, atribuídos a pseudónimos, entre os quais se salienta o de Alexander Search. Aos dezassete anos, deixa a família e regressa a Portugal. Traduziu várias obras inglesas para português e obras portuguesas nomeadamente de António Botto e Almada Negreiros para inglês. Em 1913 escreveu o Marinheiro e em 1914 O Guardador de Rebanhos e o Livro do Desassossego. Entre os seus heterónimos, evidenciam-se Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, e o semi-heterónimo Bernardo Soares. Publicou poemas em inglês e colaborou em várias publicações como por exemplo a República, Teatro, A Águia. Em 1915 com Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros, entre outros, funda a revista Orpheu.

Conteúdos digitais em http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/FernandoPessoa/FernandoPessoa.htm

Data: até 12 de agosto de 2013
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

 

A visita tem por objetivo apresentar os serviços e recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita.

Data: 3.ª a 6.ª feira, mediante marcação
Inscrição e pedido de Informação: Tel. 21 324 62 90

 

Inscrições prévias e pedidos de informação:
Serviço de Atividades Culturais e Educativas
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt
 

 

Mais informações aqui.