ISSN 2182-3200

o viroscas: semanario imparcial com pretenções a humoristico
[Caldas da Rainha, 1914-1915]

O Viroscas foi publicado nas Caldas da Rainha, entre 11 de Outubro de 1914 e 11 de Abril de 1915, reunindo no total 27 números, agora disponíveis em linha na Hemeroteca Digital, aqui.

Foi dirigido por Jaime Zenóglio (Zé Lino), e teve como editor Arnaldo Júlio Martins (Arjumar) – os dois eram os proprietários do título. A partir do n.º 4, inclusive, Arnaldo Júlio Martins assume a direção, surgindo como editor o nome de F.E. Salgueiro. Como colaboradores literários mais regulares teve Alfredo Pinto (Sacavém), Eduardo de Matos, João Toscatudo, Luís Ramos e Miguel da Ponte, contando ainda com a pena de “um conjunto alargado de nomes, provavelmente de origem local, em pequenos contributos esporádicos ou únicos, ou em forma de poema”, como refere Jorge Mangorrinha, na ficha histórica que lhe dedicou, consultável aqui.

O Viroscas tinha como principal objetivo Distrair os leitores proporcionando-lhes algumas horas de bom humor, fazendo a diligência para que todos deem por bem empregado o seu tempo e os dois centavos do custo do papel e dando também razão à máxima latina que diz Ridendo castigat mores [rindo castigas a moral]”.

Trata-se, portanto, de uma fonte primária da maior importância para conhecer o quotidiano local das Caldas da Rainha nos anos de 1914 e 1915, sobretudo as instituições culturais que animavam a vila. Para o período em causa, foi “provavelmente, o único jornal caldense integralmente de tom satírico”, segundo conclusão de Jorge Mangorrinha no texto acima referido, representando “na vida caldense o que Os Ridículos são na vida lisbonense” (Alfredo Pinto, edição e 1 de janeiro de 1915).

 

DESTAQUE
82.º aniversário da hemeroteca municipal de lisboa | 5 de julho

programação:

mostra bibliográfica
"nascidos na hemeroteca"... da investigação aos livros
Patente ao público de 5 de julho a 7 de setembro de 2013. Visita guiada, por Helena Roldão, às 17.30h

Local: sala do espelho da Hemeroteca

VENDA DE LIVROS
Publicações da Câmara Municipal de Lisboa com 50% de desconto.

Horário: 10.00-19.00h
Local: Hemeroteca

VISITA GUIADA | PERCURSO HISTÓRICO
"BAIRRO ALTO DE OUTRAS ERAS"
, por Elisabete Rocha
A visita tem por objectivo revelar a história de um bairro da nossa cidade, que existe desde o século XVI. Através da visita é feito um levantamento da sua toponímia, que deve a sua origem às instituições religiosas, aos ofícios aqui existentes e aos jornais lisboetas que aqui funcionaram. Visita gratuita sujeita a inscrição prévia.

Horário: 14:30h
Ponto de encontro: átrio da Hemeroteca
Inscrição e pedido de Informação: Tel. 21 324 62 90

apresentação de livro
"as armas de papel: publicações periódicas clandestinas e do exílio ligadas a movimentos radicais de esquerda cultural e política (1963-1974)", de josé pacheco pereira
(Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2013)
Apresentação por Álvaro Costa de Matos (HML). O autor estará presente.

Horário: 18:00h
Local: sala do espelho da Hemeroteca

arraial com sardinhada
Iniciativa em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, Junta de Freguesia da Encarnação, Lisboa Clube Rio de Janeiro, Associação dos Moradores do Bairro Alto, Associação Portuguesa de Livreiros Alfarrabistas, Livraria Artes & Letras e Livraria Olisipo.

Horário: a partir das 19:30h
Local: Largo Trindade Coelho

exibição da marcha do bairro alto 2013

Horário: 20:00h
Local: Largo Trindade Coelho

PROJETO
centenário do nascimento do Raul Rêgo (1913-2013) | MOSTRA BIBLIOGRÁFICA
Raul Rêgo, jornalista

No âmbito do centenário do nascimento de Raul Rêgo (1913-2013) a Hemeroteca Municipal de Lisboa irá organizar, entre outras iniciativas, uma mostra bibliográfica dedicada à sua intensa actividade como jornalista, iniciada na revista Seara Nova, passando depois pelo Jornal do Comércio, Diário de Lisboa, até à sua colaboração no República, do qual se tornaria director a partir de 1971. Após o polémico encerramento deste jornal, fundou ainda A Luta, em 1976. As espécies bibliográficas expostas são da colecção da HML que, desta forma, são difundidas junto dos utilizadores da biblioteca e do público em geral com vista à sua consulta e estudo.

Conheça a programação completa do Centenário aqui.

Conteúdos digitais em http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/RaulRego/RaulRego.htm

Data: até 29 de junho de 2013
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

EFEMÉRIDES
FERNANDO PESSOA (1888-1935), NOS 125 ANOS DO SEU NASCIMENTO | APONTAMENTO EXPOSITIVO
Fernando António Nogueira Pessoa, poeta, filósofo e escritor, nasceu a 13 de junho de 1888 e morreu a 30 de novembro de 1935, na cidade de Lisboa. Após a morte do pai, partiu para a África do Sul (Durban), onde aprendeu o inglês, língua em que escreveu desde a sua adolescência. Fez os estudos liceais e iniciou a redação dos seus primeiros textos poéticos, atribuídos a pseudónimos, entre os quais se salienta o de Alexander Search. Aos dezassete anos, deixa a família e regressa a Portugal. Traduziu várias obras inglesas para português e obras portuguesas nomeadamente de António Botto e Almada Negreiros para inglês. Em 1913 escreveu o Marinheiro e em 1914 O Guardador de Rebanhos e o Livro do Desassossego. Entre os seus heterónimos, evidenciam-se Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, e o semi-heterónimo Bernardo Soares. Publicou poemas em inglês e colaborou em várias publicações como por exemplo a República, TeatroA Águia. Em 1915 com Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros, entre outros, funda a revista Orpheu.

Conteúdos digitais em http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/FernandoPessoa/FernandoPessoa.htm

Inauguração: patente ao público até 12 de Agosto
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

ciclo de conferências REVISTAS POLÍTICAS E LITERÁRIAS NO ESTADO NOVO
8.ª conferência
A revista Política (Lisboa: 1969-1974)
Por Luís Aguiar Santos (
Editor do Grupo Santillana Constância Editores e Investigador)

Data: 2 de julho de 2013, 18:00h
Local: Biblioteca Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária

visitas de estudo
a
o encontro da Hemeroteca de Lisboa
, por Helena Roldão
A visita tem por objectivo apresentar os serviços e recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a marcação prévia.

Data: escolas do ensino básico (2.º/3.º ciclo) e do ensino secundário, ensino universitário, técnicos de bibliotecas e centros de documentação, professores: 3.ª a 6.ª feira
Inscrição e pedido de Informação: Tel. 21 324 62 90

atelier
encontro COM O TEXTO JORNALÍSTICO
O atelier tem por objetivo aproximar os alunos de uma leitura específica, a do texto jornalístico, contribuindo para a expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Tem como suporte a coleção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Atelier gratuito, mediante marcação.

Data: 2.ª feira, das 10.00 às 12.30 h
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo

Inscrições prévias e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail:
hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 
  

    Mais informações aqui.