ISSN 2182-3200

O LIBELO [Lisboa, 1926-1927] O Negro: semanário de reportagens [Coimbra, 1930]

Colocámos hoje em linha, na Hemeroteca Digital, mais duas publicações periódicas: O Libelo, quinzenário clandestino publicado em Lisboa, de 31 de outubro de 1926 a 23 de agosto de 1927, reunindo 8 números. Na coleção da Hemeroteca consta apenas o primeiro número. Mas a partir da Hemeroteca Digital, aqui, poderá também aceder aos exemplares da Fundação Mário Soares e do Arquivo Nacional - Torre do Tombo (números 1 a 7); e O Negro, semanário de reportagens, dado à estampa em Coimbra, entre 29 de Novembro e 27 de Dezembro de 1930, com 4 números – disponíveis aqui.

 

O Libelo é uma folha de oposição e censura à Ditadura Militar, apelando nas suas páginas à insurreição do povo português «contra os despostas que esfarraparam todas as garantias de liberdade pública e individual!» Para saber mais sobre esta publicação leia aqui a ficha histórica que Jorge Mangorrinha lhe dedicou. O Negro, dirigido por João Veiga e Jorge de Morais, tinha um programa mais local, plasmado em “reportagens” sobre as chagas sociais e os escândalos que enlameavam Coimbra, como a prostituição ou as “fortunas súbitas e duvidosas”, como refere Pedro Mesquita, na ficha história que podem consultar aqui.

 

PROJETO
centenário do nascimento do Raul Rêgo (1913-2013) | MOSTRA BIBLIOGRÁFICA
Raul Rêgo, jornalista

No âmbito do centenário do nascimento de Raul Rêgo (1913-2013) a Hemeroteca Municipal de Lisboa irá organizar, entre outras iniciativas, uma mostra bibliográfica dedicada à sua intensa actividade como jornalista, iniciada na revista Seara Nova, passando depois pelo Jornal do Comércio, Diário de Lisboa, até à sua colaboração no República, do qual se tornaria director a partir de 1971. Após o polémico encerramento deste jornal, fundou ainda A Luta, em 1976. As espécies bibliográficas expostas são da colecção da HML que, desta forma, são difundidas junto dos utilizadores da biblioteca e do público em geral com vista à sua consulta e estudo.

Conheça a programação completa do Centenário aqui.

Conteúdos digitais em http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/RaulRego/RaulRego.htm

Data: até 29 de junho de 2013
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

CONFERÊNCIA
O "caso República" na "imprensa de direita". Uma aproximação histórica ao problema a partir do semanário Tempo (1975)
por Álvaro Matos (HML | Centro de Investigação de Media e Jornalismo)

Data: 23 de Maio: 18.00h
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

EFEMÉRIDES
AQUILINO RIBEIRO NO CINQUENTENÁRIO DA SUA MORTE (1963-2013) | APONTAMENTO EXPOSITIVO
Aquilino Ribeiro nasceu em Carregal de Tabosa, Concelho de Sernancelhe,  a 13 de setembro de 1885 e morreu em Lisboa, a 27 de maio de 1963. Estudou em Lamego, em Viseu e frequentou o Seminário de Beja. Em 1906, em Lisboa, dedica-se à escrita e inicia a sua carreira de jornalista, com artigos na Vanguarda, Jornal do Comércio, Século e colaborou na Ilustração Portuguesa, no Diário de Lisboa, na República, entre outros. Foi um dos fundadores e colaborador da Seara Nova (1921), e escreveu em revistas como Homens Livres e Lusitânia.  Em Paris, frequentou a Sorbonne e em 1913 escreveu o seu primeiro livro, intitulado Jardim das Tormentas. A sua obra abrange romances, novelas, contos, biografias, crónicas, evocações históricas, estudos etnográficos, ensaios literários, notas de viagem, teatro, literatura infantil e traduções de autores consagrados. Em 1956, foi eleito o primeiro presidente da Associação Portuguesa de Escritores.

Inauguração: até 1 de junho de 2013
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

COMUNIDADE DE LEITORES
4.ª sessão:
A História na Literatura
Debate e colóquio por Álvaro Matos, sobre Quando os lobos uivam, de Aquilino Ribeiro

Data: 25 de maio de 2013, 17.00h
Local: Feira do Livro de Lisboa

ciclo de conferências REVISTAS POLÍTICAS E LITERÁRIAS NO ESTADO NOVO
5.ª conferência
Revista de Economia (Lisboa: 1948-1964)
Por Carlos Bastien (
Instituto Superior d Economia e Gestão)

Data: 21 de maio de 2013, 18:00h
Local: Biblioteca Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária

visitas de estudo
a
o encontro da Hemeroteca de Lisboa
, por Helena Roldão
A visita tem por objectivo apresentar os serviços e recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a marcação prévia.

Data: escolas do ensino básico (2.º/3.º ciclo) e do ensino secundário: dias úteis
Inscrição e pedido de Informação: Tel. 21 324 62 90

atelier
encontro COM O TEXTO JORNALÍSTICO
O atelier tem por objetivo aproximar os alunos de uma leitura específica, a do texto jornalístico, contribuindo para a expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Tem como suporte a coleção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Atelier gratuito, mediante marcação.

Data: 2.ª feira, das 10.00 às 12.30 h
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo

Inscrições prévias e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail:
hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 
  

    Mais informações aqui.