ISSN 2182-3200

    ANNUARIO DA SOCIEDADE DOS ARCHITECTOS PORTUGUEZES [1905-1910]
 

 

Com os seus estatutos aprovados em Dezembro de 1902, a Sociedade dos Arquitetos Portugueses inicia, em 1905, a publicação do seu Anuário.

Publicação de natureza especializada e com um público alvo profissional, os seus conteúdos versaram sobre os trabalhos associativos, estudos de natureza biográfica, interesses gerais da classe dos arquitetos, assuntos técnicos (concursos, prémios, exposições, história, por exemplo), legislação técnica e assuntos diversos (património, eventos, visitas, questões sociais e de interesse dos arquitetos, por exemplo).

A defesa dos interesses da classe passa, no Anuário, pela abordagem de questões como a dos honorários dos arquitetos ou a revisão do plano curricular dos cursos de arquitetura.

A coleção fica agora disponível para consulta, aqui, devidamente acompanhada pela ficha histórica, da autoria de Jorge Mangorrinha, e que pode ler aqui.

Acrescentamos ainda o nosso Dicionário de Jornais e Revistas Portuguesas com uma nova entrada, também da autoria de Jorge Mangorrinha: trata-se da coleção de panfletos Fantoches (de 1914, dirigida e editada por Rocha Martins), já anteriormente disponibilizada, e cuja ficha histórica pode ler aqui.


 

PROJETO
NOS 75 ANOS DA REVISTA OLISIPO (1938-2013)

NOS 75 ANOS DA REVISTA OLISIPO (1938-2013): HISTÓRIA E MEMÓRIA | MOSTRA BIBLIOGRÁFICA

Este ano celebram-se os 75 anos sobre o primeiro número da revista Olisipo (boletim oficial do Grupo Amigos de Lisboa), dirigido por Gustavo Matos de Sequeira. A revista, ainda em publicação, constitui um notável repertório de estudos olisiponenses dos mais variados temas, com uma série de colaboradores ligados à literatura e às artes em geral. A mostra bibliográfica e documental integra-se num programa mais vasto de atividades que o Grupo Amigos de Lisboa irá protagonizar no mês de Abril.

Inauguração: até 30 de abril de 2013
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

 

Conteúdos digitais em http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/Olisipo/Olisipo.htm

 

PROGRAMA JORNADA-EXPOSIÇÃO: 75 ANOS DA REVISTA OLISIPO
13 de abril DE 2013

10h00 | Salete Salvado | 75 Anos a Estudar Lisboa

10h45 | Armando Caeiro | As Artes Plásticas no Boletim Olisipo

11h30 | INAGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA

15H00 | Álvaro de Matos | Lisboa em Publicações Periódicas: Boletim Olisipo, Revista Municipal, Revista Panorama, Boletim da Junta Distrital de Lisboa, Rossio Online

15h45 | Pedro Flor | A Nova Olisipografia: do fazer ao divulgar (curiosos, académicos e novas tecnologias)

16h30 | Appio Sottomayor | Os Olisipógrafos de Olisipo: a Tríade Gloriosa (Luis Pastor de Macedo, Gustavo de Matos Sequeira, Norberto de Araújo)
 

Local: Grupo de Amigos de Lisboa, Rua Portugal Durão, 58-A | tel.217 800 156

EFEMÉRIDES
ILSE LOSA: NO CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO (1913-2013)
Apontamento expositivo.

Inauguração: até 29 de abril de 2013
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

COMUNIDADE DE LEITORES
5.ª edição: Arte e Literatura
3.ª sessão
António Aleixo: inéditos, edição de Vitalino Martins Aleixo. Moderação por Helena Roldão e Fernanda Ruivo.

Sinopse: António Aleixo (1899-1949), o poeta-cauteleiro, fixa a vida para sempre. "[...] Passeando, sozinho, a guardar cabras ou a fazer circular as cautelas da lotaria - sua mais habitual ocupação - ou acompanhado por amigos, numa ceia ou num café, o poeta está presente e alerta e lá vem a quadra ou a sextilha, a fixar um pensamento, a finalizar uma discussão, a apreciar um dito ou a refinar uma troça. E, normalmente, a forma é lapidar, o conceito incisivo e o vocabulário justo e preciso".

Data: 19 de abril de 2013, 17.30h
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

ciclo de conferências REVISTAS POLÍTICAS E LITERÁRIAS NO ESTADO NOVO
3.ª conferência
A Ocidente: revista portuguesa (Lisboa: 1938-1973)
Por Luís Bigotte Chorão (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - Universidade de Coimbra)

Data: 9 de abril de 2013, 18:00h
Local: Biblioteca Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária

visitas guiadas
HUMORISTAS DE LISBOA NA I REPÚBLICA - ROTEIRO PATRIMONIAL

Visita pelos locais frequentados pelos humoristas que satirizaram politica e socialmente a época da I República (1910-1926): Almada Negreiros, Stuart Carvalhais, Jorge Barradas, entre outros, percorreram o Chiado, o Rossio, frequentando locais como o restaurante Irmãos Unidos, café A Brasileira, a cervejaria Jansen, e expuseram os seus trabalhos no Salão do Teatro Nacional de São Carlos, no Salão Bobone e no Grémio Literário. Visita gratuita, sujeita a inscrição prévia.

Data: 26 de abril de 2013, 14:30h
Ponto de encontro: Estação do Rossio

visitas de estudo
ao encontro da hemeroteca de Lisboa

A visita tem por objectivo apresentar os serviços e recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a marcação prévia.

Data: escolas do ensino básico (2.º/3.º ciclo) e do ensino secundário: dias úteis

atelier
encontro COM O TEXTO JORNALÍSTICO
O atelier tem por objetivo aproximar os alunos de uma leitura específica, a do texto jornalístico, contribuindo para a expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Tem como suporte a coleção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Atelier gratuito, mediante marcação.

Data: 2.ª feira, das 10.00 às 12.30 h
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail:
hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

 

Mais informações aqui.