ISSN 2182-3200

 AS QUADRAS DO POVO: PAMPHLETOS REVOLUCIONARIOS [1909]
 

 

Daniel Pires, autor do incontornável Dicionário da Imprensa Periódica Literária Portuguesa do Século XX: 1900-1940 (Grifo, 1996), classifica As Quadras do Povo como uma publicação “que primava pela sua contundência, fazia apelo ostensivo à revolta e ao inconformismo”. Como? Através de uma “poesia revolucionária”, impondo-se pela “sua originalidade ao utilizar a lírica para apelar à contestação social”, acrescenta Helena Roldão na ficha histórica que lhe dedicou, e que pode ler aqui. A revolta tinha naturalmente como objetivo a Monarquia Constitucional, num registo contaminado pelo anticlericalismo da época. As Quadras do Povo foram publicadas em Lisboa, sob a direção de Hércules Severo. Contaram com a colaboração literária efetiva, anunciada como inédita, de Gomes Leal, Armando de Araujo, Augusto Gil, Dias de Oliveira e Mário Monteiro. Com uma periodicidade semanal, cada folheto era constituído pela obra de um poeta. A série completa é muita rara (na BNP existe apenas o n.º 2), pelo que a disponibilização em linha dos seis números na Hemeroteca Digital, aqui, é da maior importância para o seu estudo e conhecimento. Tal é/foi possível devido ao colecionador Emílio Ricon Peres, a quem agradecemos publicamente nova colaboração.

 

   

PROJETO - NO CINQUENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DA REVISTA O TEMPO E O MODO
O TEMPO E O MODO 50 ANOS DEPOIS (1963-2013) | MOSTRA BIBLIOGRÁFICA

Em 2013 celebram-se 50 anos sobre aquele primeiro número de “O Tempo e o Modo”, publicado em janeiro de 1963. Um grupo de cinco percursores – António Alçada Baptista, João Bénard da Costa, Pedro Tamen, Nuno de Bragança, Alberto Vaz da Silva, Mário Murteira – católicos de percursos vários, concretizaram o projeto. O número um de “O Tempo e o Modo” seria profético, pelos artigos assinados de Alçada Baptista, Mário Soares, Jorge Sampaio. Ao longo dos meses, seguiram-se páginas exemplares para a abertura de horizontes de liberdade, diversidade e a diferença, a discussão e o diálogo. Para um olhar sobre as grandes questões do século XX e a consciência da liberdade desejada. Um olhar sobre os temas que inquietavam o mundo, em definitivas mudanças.

Data: de 29 de janeiro a 16 de março de 2013
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

EFEMÉRIDES
O CARNAVAL NA OBRA HUMORÍSTICA DE RAFAEL BORDALO PINHEIRO
Apontamento expositivo.

Data: de 4 de fevereiro a 16 de março de 2013
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

visitas guiadas
“Bairro Alto de Outras Eras” – Esta visita procura revelar a história de um bairro da nossa cidade, que existe desde o século XVI situando-se nas terras que foram outrora do judeu rabi-mor Guedelha Palaçano. Através desta visita é feito um levantamento da sua toponímia, que deve a sua origem às instituições religiosas, aos ofícios aqui existentes e a acontecimentos que aqui ocorreram. Para completar a história deste Bairro não se pode menosprezar os jornais, visto o Bairro Alto ter sido a capital do jornalismo desde o século XVIII até ao século XX, existindo, atualmente, apenas o jornal A Bola. Visita gratuita mediante marcação prévia.

Data: 25 de janeiro de 2013, 14.30 h
Ponto de encontro: átrio da Hemeroteca
Público alvo: público geral.


Ao encontro da hemeroteca de lisboa
A Visita tem por objectivo apresentar ao público os serviços e os recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a inscrição prévia.

Público geral: 28 de janeiro de 2013, 11:00 h
Escolas do Ensino Básico (2.º e 3.º ciclos) e do Ensino Secundário; Professores: 2.ª a 6.ª feira, mediante marcação

atelier
encontro COM O TEXTO JORNALÍSTICO
O atelier tem por objetivo aproximar os alunos de uma leitura específica, a do texto jornalístico, contribuindo para a expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Tem como suporte a coleção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Atelier gratuito, mediante marcação.

Data: 2.ª feira, das 10.00 às 12.30 h
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail:
hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

 

Mais informações aqui.