ISSN 2182-3200

 O CRIME: publicação de assuntos criminais [1936]
 

 

Divulgamos hoje O Crime: publicação de assuntos criminais, editada no ano de 1936, sob direção de Tomé Vieira e Mário Pires, e que pode consultar aqui.

Sob este título poderíamos esperar encontrar uma revista de matérias sensacionalistas, aproveitando a curiosidade e interesse do grande público pelo crime mediático. Mas esta publicação pretende ser muito mais do que isso, aliando, como chama a atenção Rita Correia, na ficha que preparou e que pode consultar aqui, propósitos informativos,  pedagógicos, e mesmo de intervenção política e social, expressos na defesa da Polícia de Investigação Criminal e da melhoria das suas condições de trabalho. Objetivos expressos no seu primeiro editorial: "Tem como condição essencial revelar ao público como se combate o crime, como se trabalha em todo o mundo para reprimir os «fora da lei», que actuam cada vez mais com ciência, com inteligência, com método." Num discurso que se pretendia ao mesmo tempo dirigido para o leitor indiferenciado e para o profissional de segurança, já que "pretende elucidar o público e também aqueles que têm por missão combater a delinquência."

PROJETO - NO CINQUENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DA REVISTA O TEMPO
O TEMPO E O MODO 50 ANOS DEPOIS (1963-2013) | MOSTRA BIBLIOGRÁFICA

Em 2013 celebram-se 50 anos sobre aquele primeiro número de “O Tempo e o Modo”, publicado em janeiro de 1963. Um grupo de cinco percursores – António Alçada Baptista, João Bénard da Costa, Pedro Tamen, Nuno de Bragança, Alberto Vaz da Silva, Mário Murteira – católicos de percursos vários, concretizaram o projeto. O número um de “O Tempo e o Modo” seria profético, pelos artigos assinados de Alçada Baptista, Mário Soares, Jorge Sampaio. Ao longo dos meses, seguiram-se páginas exemplares para a abertura de horizontes de liberdade, diversidade e a diferença, a discussão e o diálogo. Para um olhar sobre as grandes questões do século XX e a consciência da liberdade desejada. Um olhar sobre os temas que inquietavam o mundo, em definitivas mudanças.

Data: de 29 de janeiro a 16 de março de 2013
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

MESA-REDONDA
"O TEMPO E O MODO" - MEMÓRIAS
(SUJEITO A CONFIRMAÇÃO)
Com Pedro Tamen, Alberto Vaz da Silva e Mário Murteira (fundadores).

Data: 31 de janeiro de 2013, 18:00 h
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

mostra bibliográfica
NORBERTO DE ARAÚJO, o JORNALISTA na colecção da hemeroteca

Jornalista e escritor português (1889-1952), teve intensa atividade literária, com destaque para o domínio da olisipografia: Legendas de Lisboa e Peregrinações de Lisboa são títulos incontornáveis para o conhecimento da capital. O autor colaborou também em diversos periódicos, como o Diário de Notícias, o Século da Noite ou o Diário de Lisboa. Esta mostra  pretende explorar, a partir da colecção da Hemeroteca, a actividade jornalística de Norberto de Araújo.

Data: até 19 de janeiro de 2013
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

EFEMÉRIDES
O CHIADO HÁ 100 ANOS (1912-2012)

Apontamento expositivo.

Data: até 19 de janeiro de 2013
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

O CARNAVAL NA OBRA HUMORÍSTICA DE RAFAEL BORDALO PINHEIRO
Apontamento expositivo.

Data: de 4 de fevereiro a 16 de março de 2013
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

visitas guiadas
“Bairro Alto de Outras Eras” – Esta visita procura revelar a história de um bairro da nossa cidade, que existe desde o século XVI situando-se nas terras que foram outrora do judeu rabi-mor Guedelha Palaçano. Através desta visita é feito um levantamento da sua toponímia, que deve a sua origem às instituições religiosas, aos ofícios aqui existentes e a acontecimentos que aqui ocorreram. Para completar a história deste Bairro não se pode menosprezar os jornais, visto o Bairro Alto ter sido a capital do jornalismo desde o século XVIII até ao século XX, existindo, atualmente, apenas o jornal A Bola. Visita gratuita mediante marcação prévia.

Data: 25 de janeiro de 2013, 14.30 h
Ponto de encontro: átrio da Hemeroteca
Público alvo: público geral.


Ao encontro da hemeroteca de lisboa
A Visita tem por objectivo apresentar ao público os serviços e os recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a inscrição prévia.

Público geral: 28 de janeiro de 2013, 11:00 h
Escolas do Ensino Básico (2.º e 3.º ciclos) e do Ensino Secundário; Professores: 2.ª a 6.ª feira, mediante marcação

atelier

encontro COM O TEXTO JORNALÍSTICO
O atelier tem por objetivo aproximar os alunos de uma leitura específica, a do texto jornalístico, contribuindo para a expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Tem como suporte a coleção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Atelier gratuito, mediante marcação.

Data: 2.ª feira, das 10.00 às 12.30 h
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail:
hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

 

Mais informações aqui.