ISSN 2182-3200

1.ªs JORNADAS DE HISTÓRIA DA IMPRENSA OLISIPONENSE

A Câmara Municipal de Lisboa, através da Hemeroteca Municipal, numa parceria com o Centro de Investigação Media e Jornalismo, irá organizar, no dia 5 de Dezembro, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da CML, as Primeiras Jornadas de História da Imprensa Olisiponense.

Esta iniciativa pretende revisitar a história das primeiras publicações periódicas impressas em Lisboa, nos séculos XVII e XVIII, sendo que alguns destes títulos estão na génese do jornalismo português. A par do estado da arte, as Primeiras Jornadas de História da Imprensa Olisiponense procuram também trazer para o debate público e académico novos contributos para o conhecimento e para a história destas publicações, com destaque para as Relações (1626-1628), de Severim de Faria, as Gazetas da Restauração (1641-1648), o Mercúrio Português (1663-1667), de António de Sousa Macedo, e, por último, para a Gazeta de Lisboa (1715-1833) – contributos resultantes das mais recentes investigações feitas por reputados historiadores e especialistas.

A palestra inaugural das jornadas será proferida por José Manuel Tengarrinha, eminente historiador e autor da pioneira História da Imprensa Periódica Portuguesa (1965).

As Jornadas de História da Imprensa Olisiponense serão as primeiras de um ciclo anual de colóquios, com incursões temáticas e diacrónicas pela história da imprensa periódica olisiponense, desde os seus primórdios até à atualidade. Este ano, o encontro irá tratar “Das Relações de Severim de Faria à Gazeta de Lisboa. Participe e fique a saber mais sobre as origens, as especificidades e o desenvolvimento dos jornais e revistas que fizeram a histórica recente de Portugal e da sua capital, Lisboa.

Para aceder ao programa destas jornadas e fazer a sua inscrição, clique aqui. As inscrições são gratuitas.