ISSN 2182-3200

 

SERÕES: REVISTA MENSAL ILUSTRADA [1901-1911]

É com grande satisfação que comunicamos a digitalização e a colocação em linha, na Hemeroteca Digital, da revista Serões. Editada em Lisboa, mensalmente, entre Março de 1901 e Dezembro de 1911, foi uma das mais importantes revistas ilustradas publicadas em Portugal. Inscreve-se claramente no universo da imprensa de entretenimento, generalista, direcionada para o grande público. Como especificidade principal, destacamos a sua relação com o mundo do livro, pois a Serões foi, de facto, um canal de divulgação e promoção da Livraria Ferreira & Oliveira – Editores e, sobretudo, do seu catálogo e dos autores que com ela trabalharam. Foi dirigida por Adrião de Seixas, Henrique Lopes Mendonça, Eduardo Noronha e António Sérgio de Sousa. Contou com a colaboração literária de António Enes, Sousa Viterbo, Silva Teles, entre muitos outros, com a colaboração artística de P. Marinho, Roque Gameiro, Pinto Leal, e as fotografias de Bobone, Camacho, Arnaldo Fonseca e de amadores. Uma preciosidade, agora acessível a todos os investigadores, e ao público em geral, aqui. Para saber mais sobre a Serões, ler aqui o estudo que Rita Correia lhe dedicou.

mostra bibliográfica
centenário da morte de bulhão pato (1829-1912)

Reúne a produção jornalística não ficcional mais relevante do autor, as edições póstumas da sua actividade jornalística, alguma documentação iconográfica e os estudos mais significativos sobre a sua obra literária.

Data: de 24 de Agosto a 29 de Setembro de 2012
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

conferências

bulhão pato, o tomás de alencar de eça de queirós?

Por Jorge Trigo
Data: 20 de Setembro, 18.00 h
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

bulhão pato, jornalista
Por Ernesto Rodrigues (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Data: 27 de Setembro, 18.00 h
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

efemérideS
BRITO CAMACHO: 150 ANOS DO NASCIMENTO: 1862-2012

Apontamento expositivo onde se destaca o papel de Brito Camacho como fundador de vários jornais, particularmente do jornal A Lucta (1906-1935), órgão oficioso do Partido Unionista.

Data: de 14 de Setembro a 6 de Outubro de 2012
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

visitas guiadas
Ao encontro da hemeroteca de lisboa
A Visita tem por objectivo apresentar ao público os serviços e os recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a inscrição prévia.

Data: 2.ª a 6.ª feira
Público alvo: público geral.

atelier
encontro COM O TEXTO JORNALÍSTICO
O atelier tem por objectivo aproximar os alunos de uma leitura específica, a do texto jornalístico, contribuindo para a expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Tem como suporte a colecção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Atelier gratuito, mediante marcação.

Data: 2.ª feira, das 10.00 às 12.30 h
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 
 

Mais informações aqui.