ISSN 2182-3200

 

 

Gazeta de Lisboa [1721 a 1725]

Uma das grandes prioridades da digitalização em curso na Hemeroteca Municipal de Lisboa é a desmaterialização do seu fundo local para o formato digital. Deste fundo, um dos principais títulos, e sem dúvida um dos mais importantes, é a Gazeta de Lisboa, fundada em 1715, e publicada na capital até 1833. Razões que pesaram na decisão que esta biblioteca assumiu de digitalizar e disponibilizar em linha, através da Hemeroteca Digital, a colecção da Gazeta de Lisboa, constituída por cerca de 50.000 imagens. Deste modo, garantir-se-á o acesso em linha a uma fonte histórica que é crucial para o estudo e conhecimento de Portugal, e da cidade de Lisboa em particular, nos séculos XVIII a XIX.

A digitalização foi feita a partir da colecção de microfilmes que possuímos da Gazeta. Hoje disponibilizamos, aqui, mais cinco anos desta publicação (1721-1725), na sequência de um processo iniciado em Novembro de 2010, com a colocação em linha do ano de 1810. Mais um passo num percurso que será longo mas que se traduzirá num contributo enorme para os utilizadores da Hemeroteca Digital.

Foram integralmente indexados os autores de 4 novas colecções:

* Ordem nova : revista anti-moderna, anti-liberal, anti-democrática, anti-bolchevista e anti-burguesa...
*
A sátira : revista humorística de caricaturas
* A semana de Lisboa : supplemento do Jornal do Commercio
*
Sudoeste : cadernos de Almada Negreiros

MOSTRA BIBLIOGRÁFICA
9.ª Mostra bibliográfica - aquisições da HEMEROTECA

Mostra bibliográfica das aquisições feitas pela HML durante o ano de 2011, por oferta, doação ou incorporação. Destaque para as colecções de periódicos do século XVII e XIX e primeiros anos do século XX.

Data: até 17 de Agosto de 2012
Local: Átrio da Hemeroteca

efemérideS
JOGOS OLÍMPICOS E A I REPÚBLICA: 1912, 1920, 1924

Através de um apontamento expositivo, a HML relembra os Jogos Olímpicos durante a I República Portuguesa. Portugal foi o décimo terceiro país a aderir ao Comité Olímpico Internacional, estreando-se nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912.

Data: de 24 de Julho a 10 de Setembro de 2012
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

visitas guiadas
Ao encontro da hemeroteca de lisboa
A Visita tem por objectivo apresentar ao público os serviços e os recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a inscrição prévia.

Data: 2.ª a 6.ª feira
Público alvo: público geral.

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

ATELIERS
encontro com o texto jornalístico
Actividade que tem por objectivo aproximar os alunos de uma leitura específica, o texto jornalístico, contribuindo assim para a compreensão e expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Terá como suporte a colecção de publicações periódicas da Hemeroteca.

Data: 2.ª feiras, entre as 10.00 e as 12:30 horas
Público alvo: Centros de Ocupação de Tempos Livres

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 
 

Mais informações aqui.