ISSN 2182-3200

A REPUBLICA PORTUGUEZA: DIARIO REPUBLICANO RADICAL DA MANHAN [1910-1911]

O diário republicano surgiu pouco depois da revolução republicana, a 13 de Outubro de 1910, em Lisboa (com redacção na Calçada do Sacramento, ao Chiado), e foi fundado por Manuel Bravo, Ribeiro de Carvalho e Tomás da Fonseca. No primeiro número, como era da praxe jornalística, justificava o aparecimento: “Este jornal saído da Revolução não pode esquecer aquele que a fez, numa hora tremenda do seu esforço heroico. Por isso, as suas primeiras palavras são para ele, o grande Povo, que, em meio da sua miséria e da sua dor, deu ao mundo uma das maiores lições da história”. A República Portuguesa aparecia, portanto, para homenagear o “grande Povo”, mas também para alertá-lo contra os “vermes” que ainda mexiam, “espargindo veneno”, pelo que apelava à colaboração do Povo para, juntamente com os “filhos da Revolução gloriosa”, vigiar os “répteis”, para depois mais tarde “exterminá-los”. Contou com a colaboração de Álvaro de Castro, Alfredo Pimenta, Pulido Valente, Lopes de Oliveira, Cardoso Marta, entre outros. A partir de 30 de Outubro de 1911, foi dirigido por Luís da Câmara Reis, mantendo sempre uma linha de intransigente defesa da República. Terminou a 22 de Abril de 1911, publicando no total 168 edições, agora consultáveis na Hemeroteca Digital, aqui.

 

Foram integralmente indexados os autores de 7 novas colecções:

Anais das bibliotecas, arquivo e museus municipais |  Atlântida : mensário artístico literário e social para Portugal e Brazil | Balas … de papel | Folhas volantes : publicação do Comité Central de Academicos e Operarios | Pirâmide : antologia; Princípio : publicação de cultura e política | O riso d’a vitória : quinzenário humorístico

centenário do I salão dos humoristas portugueses (1912-2012)

mostra bibliográfica e documental
os salões dos humoristas portugueses em lisboa (1912, 1913 e 1920): impacto na imprensa da época
A propósito do centenário do I Salão de Humoristas Portugueses pretende-se uma incursão histórica pelo tema, com destaque para os salões realizados na cidade de Lisboa, de modo a perceber as relações entre arte e política na I República, nas suas linhas de continuidade e rutura.

Data: até 30 de Junho de 2012
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

efeméride
guilherme de castilho (1912-1987) - centenário do nascimento

Apontamento expositivo. Guilherme de Castilho nasceu em Vila Nova de Foz Côa a 16 de Janeiro de 1912 e morreu no Estoril a 28 de Dezembro de 1987. Licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Universidade de Coimbra, foi diplomata, ensaísta e crítico literário.

Data: até 20 de Julho de 2012
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

COMUNIDADE DE LEITORES
3ª Sessão:
Debate e Colóquio por Salete Salvado – Grupo Amigos de Lisboa – (presença sujeita a confirmação) sobre História do Cerco de Lisboa (1ª Ed. 1989), de José Saramago (1922-2010): “E se hoje, Lisboa fosse muçulmana?”. Saramago não quis escrever um novo texto histórico, mas uma paródia. Tudo começa quando Raimundo Silva, o revisor de um livro sobre uma História de Portugal, acrescenta um “Não” a: “os cruzados não auxiliarão os portugueses a conquistar Lisboa”.

Data: 20 Junho de 2012, 17.00h
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

visitas guiadas
As Ruas têm nome – Ler a ToponímiA
Visita guiada pelas ruas do Bairro Alto, bairro histórico da cidade de Lisboa, através da qual os participantes poderão ler e aprender a sua toponímia: o porquê do nome das ruas, a sua localização geográfica no bairro, o seu contexto histórico, entre outras curiosidades históricas. Visita gratuita.

Horário: Sexta-feira, 22 de Junho de 2012, 14.30h -17.00h. 
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca
Inscrição prévia e pedido de informação pelos telefones 21 324 62 90/97.

Bairro Alto – Capital do Jornalismo
Passeio literário pelo Bairro Alto, enquanto antiga capital do jornalismo português. Inclui percurso pelas ruas das redações de jornais e revistas já extintos, intercalado com pequenas histórias sobre a vida destes periódicos. O passeio tem início e termina no repositório da memória jornalística nacional, a Hemeroteca Municipal de Lisboa.

Horário: Sexta-feira, 20 de Julho de 2012, 14.30h -17.00h. 
Ponto de Encontro: Átrio da Hemeroteca
Inscrição prévia e pedido de informação pelos telefones 21 324 62 90/97.

Ao encontro da hemeroteca de lisboa
Visita de estudo que tem por objectivo apresentar às escolas os serviços e os recursos informativos que os alunos e os professores poderão encontrar na Hemeroteca Municipal e utilizar no âmbito do seu percurso/desenvolvimento escolar. Sujeita a inscrição prévia.

Data: 2.ª a 6.ª feira
Público alvo: Escolas do ensino básico (2.º/3.º Ciclos) e do ensino secundário; professores; pais, estudantes do ensino superior e profissionais de bibliotecas, arquivos e centros de documentação.

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

ATELIERS
na hemeroteca: encontro com o texto jornalístico
Actividade que tem por objectivo aproximar os alunos de uma leitura específica, o texto jornalístico, contribuindo assim para a compreensão e expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Terá como suporte a colecção de publicações periódicas da Hemeroteca.

Data: 2.ª feiras, entre as 10.00 e as 12:30 horas
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

Mais informações aqui.