Diário Popular [2.º trimestre de 1955 e 1.º semestre de 1956] e Diário de lisboa
[1.º semestre de 1935]

 

No seguimento do plano de digitalização dos jornais retirados da consulta por se encontrarem deteriorados, devido ao constante manuseio e reprodução a que foram/são sujeitos na Hemeroteca Municipal de Lisboa, divulgamos aqui a digitalização do Diário Popular, de 1955 (Abril a Junho) e 1956 (Janeiro a Junho), e do Diário de Lisboa, de Janeiro a Junho de 1935.

A digitalização destes exemplares, e a sua disponibilização on-line através Hemeroteca Digital, permite que os utilizadores da biblioteca, presenciais ou à distância, continuem a ter acesso a estes dois jornais, pois as edições em papel, uma vez restauradas, deixam de poder ser consultadas.

O Diário Popular publicou-se em Lisboa, a partir de 22 de Setembro de 1942, e deu à estampa o seu último número, o 16.605, a 28 de Setembro de 1991. Para aceder aos meses acima referidos do Diário Popular, clique
aqui.

O Diário de Lisboa, fundado pelo banqueiro António Vieira Pinto a 7 de Abril de 1921, foi extinto a 30 de Novembro de 1990. Para aceder ao 1.º semestre do Diário de Lisboa, de 1935, clique
aqui. Ambos os jornais eram vespertinos.

 

 

80.º aniversário da hemeroteca municipal de lisboa

jornada de portas abertas

No dia 5 de Julho, para assinalar o 80.º aniversário da Hemeroteca Municipal de Lisboa, vamos alargar o horário de funcionamento ao público, das 10.00 às 22.00 horas. Vão oferecer-se jornais e revistas aos utilizadores que neste dia visitarem a Hemeroteca.
 

Mostra documental e patrimonial

hEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA: HISTÓRIA E PATRIMÓNIO


Mostra que reúne objectos e documentos relacionados com a história, funcionamento e actividade profissional da Hemeroteca Municipal de Lisboa, desde a sua instalação no Bairro Alto, no Palácio dos Condes de Tomar, em Outubro de 1973, até à actualidade.

Data: 5 de Julho a 31 de Agosto
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca
 

Visitas Guiadas e passeios históricos

As ruas têm nome: ler a toponímia

Visita guiada pelo Bairro Alto, bairro histórico da cidade de Lisboa, através da qual os participantes poderão ler e aprender a sua toponímia: o porquê do nome das ruas, a sua localização geográfica no bairro, o seu contexto histórico, entre outras curiosidades históricas. Visita gratuita.

Data: 5 de Julho, às 10.30 horas
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca
Inscrições e pedidos de informação: Elisabete Rocha, tel. 21 3246290

ao encontro da hemeroteca de lisboa

A visita tem por objectivo apresentar ao público os serviços e os recursos informativos que poderão encontrar na Hemeroteca Municipal de Lisboa. Visita gratuita.

Data: 5 de Julho, às 14.30 horas
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca
Inscrições e pedidos de informação: Helena Roldão, tel. 21 3246290

Três tiros que abalaram a monarquia

Com o intuito de divulgar a realçar alguns factos históricos da nossa História, a Hemeroteca Municipal de Lisboa promove visitas guiadas ao percurso onde ocorreu o regicídio de 1908, que vitimou o Rei D. Carlos I e o seu filho, o príncipe real D. Luís Filipe. Visita gratuita.

Data: 12 de Julho, às 10.30 horas
Ponto de encontro: Café Gelo, Praça D. Pedro IV (Rossio)
Inscrições e pedidos de informação: Elisabete Rocha, tel. 21 3246290
 

Mais informações aqui.