No seguimento do plano de digitalização dos jornais retirados da consulta por se encontrarem deteriorados, devido à constante consulta e reprodução a que foram/são sujeitos na Hemeroteca Municipal, noticiamos aqui a digitalização do Diário Popular, de Outubro a Dezembro de 1950. A digitalização destes exemplares, e a sua disponibilização on-line na Hemeroteca Digital, garante que os utilizadores da biblioteca, presenciais ou à distância, continuem a ter acesso ao jornal, pois as edições em papel, uma vez restauradas, deixam de poder ser consultadas. O Diário Popular publicou-se em Lisboa, a partir de 22 de Setembro de 1942. Teve ao longo da sua existência vários directores: António Tinoco, Luís Forjaz Trigueiros, Cunha Leão, Nobre de Melo, Manuel Magro, Jacinto Baptista, Pacheco de Andrade, José Hermano Saraiva e Rodolfo Iriarte, o derradeiro director deste vespertino, cujo último número, 16.605, data de 28 de Setembro de 1991. Para aceder ao último trimestre do Diário Popular, de 1950, clique aqui.
 

 

“O Jogo da Política Moderna!”
Desenho Humorístico e caricatura na I República

Exposição

Uma excelente oportunidade para, a partir do desenho humorístico e da caricatura política e social publicada na imprensa pelos “humoristas” portugueses da época, mergulhar n’ “O Jogo da Política Moderna!” da I República Portuguesa, e, com isso, nas virtudes e nos defeitos do novo regime. Reúne única e exclusivamente importantes colecções municipais, incluindo algumas peças inéditas da Hemeroteca Municipal de Lisboa e do Museu Rafael Bordalo Pinheiro.

Até 26 de Setembro |
Local: Galeria de Exposições dos Paços do Concelho

 

Passeios históricos*

Lisboa Republicana | Roteiro Patrimonial

“Quotidiano e Memória”
Data: 7 de Setembro, às 10:30

“Os Humoristas de Lisboa na I República”
Data: 15 de Setembro, às 10:30

“Associativismo, Educação e Habitação”
Data: 19 de Setembro, às 10:30


*
Actividades sujeitas a marcação prévia.

atelier para escolas*

Vem conhecer o Desenho Humorístico e a Caricatura na I República (1910 -1926)

Actividade pedagógica paralela à Exposição “O Jogo da Política Moderna!”, dirigida aos três ciclos escolares. Inclui uma sessão prática e visita à exposição patente na Galeria dos Paços do Concelho.

Datas: 12 de Setembro, às 11 horas | 16 de Setembro, às 15 horas


Mais informações aqui.