Material circulante no tempo e da maior relevância para a história dos caminhos-de-ferro em Portugal será colocado em Outubro na Internet à disposição do público em geral e dos estudantes e investigadores em particular. Trata-se de um fundo documental inédito e único, designado por “Comité de Paris”, referente à criação da Companhia Real dos Caminhos de Ferro, pertencente à Fundação Museu Nacional Ferroviário, e à Gazeta dos Caminhos de Ferro de Portugal e Espanha, da colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa.

O projecto, desenvolvido em parceria pelas duas entidades, beneficia do apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da atribuição de um subsídio para “Projectos de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais”. Contempla a organização, o tratamento e a digitalização dos dois fundos, tendo em vista a sua disponibilização em linha através da Hemeroteca Digital (HD), e do futuro sítio da Fundação Museu Nacional Ferroviário.

São cerca de 65.000 documentos reportados a 77 anos de actividade da administração francesa e inglesa da Companhia Real dos Caminhos de Ferro que, de 1853 a 1930, assegurou a gestão da empresa em articulação com a administração portuguesa, bem como as imagens resultantes da digitalização da Gazeta dos Caminhos de Ferro, cujo ano de 1902 disponibilizamos aqui. Em Abril, disponibilizámos na HD o n.º 1 da Gazeta dos Caminhos de Ferro de Portugal e Espanha, datado de 15 de Março de 1888.

Entretanto, como as duas entidades integram a recém-formada Rede de Excelência Europeia EuropeanaLocal, perspectiva-se também a inserção dos dois fundos, agora em tratamento, na Biblioteca Digital Europeia, a Europeana