ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA II Série (1915-1923)
 



Em Janeiro colocámos na Hemeroteca Digital a I série da Ilustração Portuguesa, de 1903 a 1906. Em Setembro, voltámos com a disponibilização on-line do início da II série, relativa aos anos publicados entre 1906 e 1914, da maior importância para o estudo do final da Monarquia Constitucional e da implantação da República. Agora trazemos mais uma “fatia” considerável desta revista, compreendendo os anos de 1915 a 1923. Damos, portanto, novo passo no caminho da digitalização e disponibilização on-line da colecção integral da Ilustração Portuguesa, que é, sem dúvida, um dos mais importantes repositórios de informação sobre a sociedade portuguesa. Com os anos de 1915 a 1926 fica acessível uma parte importante da História da I República, que poderá revisitar ou conhecer através dos textos e imagens reunidos neste título. Tudo isto à distância de um simples clique, aqui. Para saber mais sobre a vida da Ilustração Portuguesa, consulte aqui o seu “bilhete de identidade”.

150.º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE EDUARDO DE NORONHA (1859-1948)
Comemorações Municipais de Lisboa


Conferência


A Lisboa de Eduardo de Noronha
por Jorge Trigo
(Mestre em História Regional e Local)

Data: 17 de Dezembro, 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca


Mostra bibliográfica


Eduardo de Noronha Jornalista

Mostra bibliográfica sobre a actividade jornalística de EN. Estão expostas publicações periódicas que integram o acervo da Hemeroteca, como Serões, Diário de Notícias, Tiro e Sport, Atlântida e Revista Municipal de Lisboa.

Data: Até 18 de Dezembro
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca


O Anticlericalismo Republicano na Lisboa de 1909

Impacto na Imprensa da época

Mostra Documental
 

Mostra documental sobre o impacto das manifestações na imprensa da época, generalista, política, humorística e religiosa, organizada a partir da colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa.

Inauguração: 22 de Dezembro. Patente ao público até 30 de Janeiro.

Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca


Mais informações aqui.