Como prometido na nossa Newsletter de 28 de Julho, colocamos hoje em linha, através da Hemeroteca Digital, a Gazeta dos Caminhos de Ferro. A digitalização e disponibilização em linha desta colecção resultam de um projecto desenvolvido em parceria com a Fundação Museu Nacional Ferroviário, apoiado financeiramente pela Fundação Calouste Gulbenkian, que contempla ainda o tratamento de um fundo documental inédito e único, o “Comité de Paris”.

A Gazeta dos Caminhos de Ferro, inicialmente com o subtítulo, De Portugal e Espanha, surgiu em Lisboa a 15 de Março de 1888, e publicou-se até Dezembro de 1971. Foi dirigida inicialmente por L. de Mendonça e Costa, com a redacção em Espanha a ser assegurada por D. Juan Eloy de Bona, filho de D. Francisco Javier de Bona, redactor principal da Gaceta. Nas páginas da Gazeta encontramos informação e documentação da maior relevância para a história dos caminhos-de-ferro, pois aborda os mais diversos aspectos: tarifas de transporte, informação sobre as linhas em Portugal, nas colónias e no estrangeiro, descrições de viagens, relatórios e contas das diversas companhias, cotações dos títulos de caminhos-de-ferro nas bolsas de Lisboa e Porto, receitas, despesas, legislação, estatística, publicidade, entre muitos outros assuntos, constituindo uma fonte incontornável para o estudo e o conhecimento da actividade dos caminhos-de-ferro em Portugal, desde o século XIX até à segunda metade do século XX, da maior utilidade para os investigadores, estudantes, professores, e público interessado. Ao todo, são quase 30.000 imagens, acessíveis aqui e aqui. Estas colecções digitais serão, também, em breve acessíveis através da Biblioteca Digital Europeia, a Europeana.

     

LEIS DE IMPRENSA

Actualizamos esta secção com a edição digital de mais uma lei publicada no Diário de Governo, no início da I República, a 28 de Março de 1916, aqui.
 

   

 

150.º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE EDUARDO DE NORONHA (1859-1948)

Comemorações Municipais de Lisboa
 

Mostra bibliográfica

Eduardo de Noronha Jornalista

Mostra bibliográfica sobre a actividade jornalística de EN. Estarão expostas publicações periódicas que integram o acervo da Hemeroteca, como Serões, Diário de Notícias, Tiro e Sport, Atlântida, Revista Municipal de Lisboa.

Data: 26 de Outubro a 30 de Novembro

Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

  Conferência

Eduardo de Noronha: Romancista Histórico
por Ernesto Rodrigues (Escritor e Ensaísta)

Data: 26 de Novembro, às 19 horas

Local: Biblioteca Municipal Central | Palácio Galveias

 

AS REVISTAS HUMORÍSTICAS NA COLECÇÃO DA HEMEROTECA MUNICIPAL
DE LISBOA (SÉC. XIX E XX)

Conferência

Humor e Jornalismo Gráfico no Estado Novo: o bissemanário humorístico Os Ridículos
por Álvaro Costa de Matos (HML/Centro de Investigação Media e Jornalismo)

Data: 12 de Novembro, às 18 horas | Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

Mais informações aqui.