Em Janeiro do corrente ano colocámos em linha a I série da Ilustração Portuguesa, correspondente aos anos de 1903 e 1906. A escolha revelou-se acertada pois esta tem sido uma das publicações mais consultadas na Hemeroteca Digital. Cumprindo o que prometemos na altura, disponibilizamos parte da II série da revista, publicada entre 1906 e 1914. Damos, portanto, mais um passo na digitalização integral e disponibilização on-line desta publicação, que constitui, sem dúvida, um dos mais importantes repositórios de informação sobre a sociedade portuguesa. A partir de agora poderá continuar a folhear electronicamente às páginas da Ilustração Portuguesa, revisitando, através dos seus textos e imagens, alguns dos principais acontecimentos históricos ocorridos em Portugal no primeiro quartel do século XX: o Regicídio de 1908, a revolução do 5 de Outubro de 1910, o início da Grande Guerra, entre outros. Tudo isto à distância de um simples clique, aqui.

As Revistas Humorísticas na Colecção da Hemeroteca MUNICIPAL de Lisboa
(Séc. XIX e XX)


Mostra bibliográfica
 

Mostra composta pelas 21 revistas humorísticas mais importantes publicadas em Lisboa, nos séculos XIX e XX, numa selecção feita a partir da colecção da Hemeroteca.

Inauguração a 29 de Setembro. Patente ao público até 27 de Outubro.
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca


"Rir é o melhor remédio": do António Maria ao Inimigo Público ― Ciclo de Conferências

Conferências

O António Maria: descontrução da desgraça ou graça construtiva
Rita Correia (Hemeroteca Municipal de Lisboa)

Data: 15 de Outubro, 18 horas

Humor e Jornalismo Gráfico no Estado Novo: o bissemanário humorístico Os Ridículos
Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal de Lisboa/Centro de Investigação Media e Jornalismo)

Data: 29 de Outubro, 18 horas

Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

 

Visitas Guiadas

Passeio histórico

As Ruas têm nome – Ler a Toponímia

Esta actividade, sujeita a marcação prévia, desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Leitura, consiste numa visita guiada pelas ruas do Bairro Alto, bairro histórico da cidade de Lisboa, através da qual os participantes poderão ler a aprender a sua toponímia: o porquê do nome das ruas, a sua localização geográfica no bairro, o seu contexto histórico, entre outras curiosidades históricas. No seguimento da visita, os alunos deverão realizar na escola um trabalho sobre esta temática, que posteriormente será exposto na Hemeroteca no final do ano lectivo.

Data: 10 de Outubro, às 15 horas

Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca

 

Mais informações aqui.