JORNAIS E POLÍTICA NO PÓS-25 DE ABRIL (parte II)
 




Logo após a Revolução de 25 de Abril de 1974, assistiu-se, com o fim da censura política do Estado Novo, ao aparecimento de novos jornais, sobretudo de jornais que funcionavam como veículos de informação de partidos ou movimentos políticos. Os anos de 74, 75 e 76 foram particularmente férteis, com a esquerda e a extrema-esquerda em plano de destaque. Em 2007 colocámos na Internet alguns destes jornais, como, por exemplo, a Luta Popular, a Revolução, a Voz do Povo, A Verdade e a Luta Proletária. Dois anos depois, retomamos este projecto, agora com a digitalização e a disponibilização em linha de dois outros títulos, o Poder Popular (1975-1978), dirigido por Fernando Ribeiro Mendes, e a Esquerda Socialista (1974-1975), dirigido por César de Oliveira – ambos os jornais órgãos de informação do Movimento de Esquerda Socialista. Folhei estes títulos históricos da imprensa portuguesa e fique a par da intensa luta política que caracterizou os primeiros anos da democracia portuguesa. A não perder…

Como não gostamos de deixar as coisas a meio, a Brasil-Portugal, revista quinzenal dirigida por Augusto de Castilho, entre 1899 e 1914, e uma das mais importantes folhas ilustradas publicadas em Portugal, já tem a sua ficha histórica.

A secção Leis de Imprensa continua a ser actualizada, desta vez com diplomas publicados durante a I República, em 1913 e 1914.

COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DO CONGRESSO MUNICIPALISTA DE LISBOA

O Congresso Municipalista de Lisboa, Cem Anos Depois... (1909-2009)

No âmbito das Comemorações Municipais do Centenário da República, a CML, através do seu Pelouro da Cultura, pretende assinalar, a partir de Abril e até Julho do corrente ano, o Centenário do Congresso Municipalista de Lisboa, o primeiro a reunir em Portugal. Para assinalar a efeméride, a CML organiza um conjunto diversificado de actividades culturais, presencialmente e à distância, pensado para vários públicos.

Exposição

"Viva a Autonomia Municipal!" O Congresso Municipalista de Lisboa (1909)
 

Patente até 31 de Julho
Local: Galeria de Exposições dos Paços do Concelho

 

As Revistas de Portugal na Imprensa periódica dos séculos XIX e XX

Exposição bibliográfica


A pretexto dos 120 anos da criação da Revista de Portugal, dirigida por Eça de Queirós, entre 1889 e 1892, a Hemeroteca Municipal de Lisboa faz uma incursão histórica e literária pelas revistas de Portugal publicadas nas décadas seguintes, através da sua colecção de periódicos.
A Revista de Portugal foi fundadora de um novo tipo de revistas, “acima dos partidos e das escolas”, ecléctica, pelo que funcionou como modelo de várias publicações periódicas que surgiram ao longo do século XX.

Patente até 31 de Julho
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca



 

Mais informações aqui.