Uma das mais importantes revistas portuguesas, a Ilustração Portuguesa, publicada em Lisboa, semanalmente, estará este ano acessível integralmente na Hemeroteca Digital. Neste mês, colocámos já em linha a primeira série da revista, que veio a lume de 9 de Novembro de 1903 a 12 de Fevereiro de 1906, totalizando 119 números. Propriedade do jornal O Século, a Ilustração Portuguesa teve como editor, durante este período, José Joubert Chaves. Apresentou fotografias de personalidades de vulto da cultura portuguesa (Eça de Queirós, Oliveira Martins, entre outros), e crónicas regulares de Rocha Martins, um dos principais colaboradores da revista. Constitui sem dúvida um dos mais relevantes acervos do quotidiano do primeiro quartel do século XX, agora ao alcance de todos, aqui.
 

 

LEIS DE IMPRENSA  

 

Actualizamos esta secção com a edição digital de mais uma lei publicada no Diário de Governo, desta vez a 29 de Dezembro de 1910, pelo Ministério da Justiça, disponível aqui. Entre outras coisas, a República estabelece no artigo 4.º as penas em que incorre quem “de viva voz ou por escrito publicado, ou por outro meio de publicação, espalhar boato falso, destinado a alarmar o espírito público, ou susceptível de causar prejuízo ao Estado (…)”.

Jorge Barradas na Colecção da Hemeroteca - Obra Gráfica

Mostra bibliográfica que reúne parte da obra gráfica de Jorge Barradas existente na colecção da Hemeroteca. Jorge Barradas colaborou em praticamente todos os jornais e revistas da época, pelo que esta mostra permitirá revisitar alguns dos seus trabalhos que o consagraram como um desenhador de grandes qualidades e um ilustrador de traço original e moderno. Entre os jornais e revistas expostos, destaque para a colaboração na Ilustração Portuguesa, ABC, A Capital, Diário de Notícias, O Riso da Vitória, entre outros títulos. A não perder...
 

 
Inauguração: 16 de Fevereiro. Em exibição até 31 de Março. Local: Átrio e Escadaria da Hemeroteca

Visitas Guiadas | Passeios históricos
 

As Ruas têm nome – Ler a Toponímia

Esta actividade, desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Leitura, consiste numa visita pelas ruas do Bairro Alto, bairro histórico da cidade de Lisboa, em que os participantes poderão aprender o porquê do nome das ruas, a sua localização geográfica no bairro, o seu contexto histórico, entre outras curiosidades históricas.

Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca
 

Mais informações aqui.