O prometido é devido! Em 2007, a pretexto dos 50 anos do Movimento 57, a Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML) realizou um conjunto de actividades com o objectivo de revisitar e discutir a importância deste movimento na cultura portuguesa. Na altura, foi-nos proposta a digitalização do jornal que funcionou como órgão deste movimento, o jornal 57, dirigido por António Quadros, entre 1957 e 1962. Hoje concretizamos o desafio que foi lançado à biblioteca, com o acesso em linha ao periódico, aqui. Para saber mais sobre este jornal e o Movimento 57 na cultura portuguesa leia o estudo histórico que Álvaro Costa de Matos lhe dedicou.


A pretexto dos 120 anos do nascimento de Emmérico Hartwich Nunes (1888-1968), a HML convida o público a revisitar, a partir do seu acervo, a obra gráfica deste ilustrador de traço simples, mas minucioso. Sarcástico como poucos, pioneiro da banda desenhada e do desenho humorístico, Emmérico Nunes (EN) foi um dos caricaturistas portugueses que maior fama europeia alcançou. Para assinalar a data veja aqui o destaque que preparámos para si na Hemeroteca Digital. Visite a mostra da Hemeroteca e delicie-se com os magníficos desenhos, ilustrações, capas ou a BD de EN publicados em revistas e jornais da época. A não perder…

Emmérico Nunes na Colecção da Hemeroteca: Obra Gráfica
 

Mostra Documental

Emmérico Nunes na Colecção da Hemeroteca de Lisboa: Obra gráfica

Mostra da obra gráfica de Emmérico Nunes (EN) existente no acervo da Hemeroteca. É vasta a colaboração do caricaturista na imprensa periódica portuguesa, pelo que esta mostra permitirá revisitar os trabalhos de EN na Ilustração Portuguesa, ABC, Ilustração, Magazine Bertrand, O Riso d' A Vitória, Fantoches, entre outras revistas e jornais.

Em exibição até 31 de Julho.
Local: Átrio e Escadaria da Hemeroteca

 

Colóquios & Conferências

Emmérico Nunes:
Um Simplicissimus Modernista
por Osvaldo Macedo de Sousa (Humorgrafe)

Data: 26 de Junho, às 18 horas
Local: Sala do espelho da Hemeroteca



Mais informações aqui.