Santo António na Literatura e na Arte Portuguesas


Junho é sinónimo de Festas, na cidade de Lisboa. De marchas populares, arraiais e bailes, manjericos e sardinhas, e, sobretudo, de noite de Santo António, até às tantas. A Hemeroteca Digital associa-se aos festejos do Santo que a cidade popularizou, com a edição, em formato electrónico, da obra Santo António na Literatura e na Arte Portuguesas, da colecção Publicações dos Anais das Bibliotecas, Museus e Arquivo Histórico Municipais – VII, dada à estampa, em Lisboa, em 1935. Trata-se da conferência que foi proferida no salão nobre dos Paços do Concelho, em 6 de Junho do mesmo ano, sob a forma de “número oficial das Grandes Festas de Lisboa”, apresentada por Júlio Eduardo dos Santos, então vogal da Sub-Comissão da Exposição Antoniana Ilustrada. Fique, assim, a saber um pouco mais sobre este Santo que terá nascido em Lisboa, entre 1190 e 1195, e que faleceu em Pádua, Itália, em 1231, no dia 13 de Junho, o mesmo que hoje, mais de oito séculos depois, continuamos a celebrar.

 



 

O Movimento 57 na Cultura Portuguesa

Mostras Bibliográficas

Mostra bibliográfica e documental dedicada ao jornal 57: folha independente de cultura, e ao Movimento 57 na cultura portuguesa.

Data: 21 de Maio a 30 de Junho
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca Municipal de Lisboa

 

Nos Cinquenta Anos do Movimento 57 (1957-2007)

 

2.ª Conferência
 

O jornal 57 (1957-1962): história e memória
por Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal de Lisboa)

Data: 28 de Junho, 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca Municipal de Lisboa

 

Visitas Guiadas e de Estudo

Passeio literário-jornalístico pelo Bairro Alto, Capital do Jornalismo Português

Este passeio literário-jornalístico percorrerá o Bairro Alto, enquanto antiga capital do jornalismo português, e inclui visitas pelas ruas das antigas redacções de jornais e revistas já extintos ou mesmo pelas redacções de jornais ainda "vivos", como é o caso do jornal A Bola, intercaladas com pequenas histórias sobre a vida destes periódicos.

Data: 16 de Junho, às 15 horas

 

O Regicídio de 1908: percurso histórico

Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe, em 1 de Fevereiro de 1908, sujeita a inscrição prévia.
 

Data: 23 de Junho, pelas 11 horas

Mais informações aqui.