A Imprensa e o Jornal do Domingo

Colocamos em linha dois novos títulos, A Imprensa e o Jornal do Domingo. A escolha recaiu, desta vez,  sobre o fundo histórico, com a digitalização de dois importantes periódicos publicados em Lisboa no século XIX.
A Imprensa, publicada entre 1885 e 1891, num total de 72 números, foi dirigida por Afonso Vargas. O subtítulo revista científica, literária e artística traduzia desde logo todo um programa, confirmado depois em editorial assinado pelo director. Mas, apesar da abertura da revista “a toda a ordem de questões”, ela revelará uma abordagem especial à problemática da Imprensa, com a publicação de vários artigos sobre a tipografia em Portugal, a indústria do livro, o jornalismo, a imprensa da universidade, entre outros, temas do maior interesse para o conhecimento da História da Imprensa Periódica. Disponível aqui; para saber mais sobre esta publicação, espreite aqui.
O Jornal do Domingo publicou-se um pouco mais cedo, entre 1881 e 1883, e contou, desde o número 12, com a direcção literária de Pinheiro Chagas. Como colaboradores, destacam-se Brito Aranha, Bulhão Pato, Gervásio Lobato, Guerra Junqueiro, Júlio César Machado, Latino Coelho, Mariano Pina, Rafael Bordalo Pinheiro, e muitos outros. Foi essencialmente um jornal de entretenimento para o grande público, abundantemente ilustrado, ainda que com a entrada de novos colaboradores a actualidade política e literária ganhe relevância. Lisboa é também motivo de notícia, com crónicas sobre os seus costumes, espectáculos, a par dos tradicionais relatos de viagens ou artigos sobre as últimas descobertas científicas. Disponível aqui, com verbete histórico aqui.

 
 

Tensão na Universidade: A Greve Académica de 1907

Mostra Documental e Bibliográfica

A Greve Académica de 1907: impacto na imprensa da época

O impacto da Greve Académica de 1907 na imprensa foi enorme, sobretudo nos jornais académicos, com tiragens e audiências inéditas. É precisamente o universo dos periódicos, nos primeiros anos do século XX, que se pretende revisitar através das colecções da Hemeroteca.

Local: Átrio e Escadaria da Hemeroteca
Em exibição até 31 de Outubro

Ciclo de Conferências

A Greve Académica de 1907: história e memória, por Eduardo Teixeira (Mestre em História Contemporânea pela FLL)

Data: 25 Outubro, 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca
  Bicentenário das Invasões Francesas  (1807-2007)

Mostra Documental

O “Vício da Liberdade”: Jornais e Panfletos Anti-Napoleónicos

Mostra que tem por objectivo revisitar a notável expansão que a imprensa periódica conheceu nesta época, primeiro com a “terrível invenção dos jornais de Londres”, depois com o aparecimento de novos periódicos no país, a par da disseminação de uma vasta e difusa literatura panfletária, num fenómeno sem precedentes na história editorial portuguesa. Serão exibidas espécies provenientes do espólio da Hemeroteca e de colecções particulares, constituindo algumas delas autênticas raridades bibliográficas, fundamentais para perceber o debate de ideias que se seguiu às Invasões Francesas.

Local: Átrio e Escadaria da Hemeroteca
Inauguração a
12 de Novembro. Em exibição até 31 de Dezembro


Ciclo de Conferências

Os Panfletos Anti-Franceses, subsídios para a sua história, por António Ventura (UL/FL)

Data: 28 Novembro, 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

Mais informações aqui
.