CONTEMPORÂNEA (1922-1926)

 

 


Maio de 1922. O meio cultural lisboeta é surpreendido com uma nova revista de arte e literatura, a Contemporânea. A surpresa, ou mesmo escândalo, era provocada pelo arrojado modernismo gráfico e literário ensaiado por Almada Negreiros, Jorge Barradas, Eduardo Viana, Fernando Pessoa e José Pacheco. Agitar e convergir todos os que se interessavam pela arte em Portugal era o seu propósito, a par do interesse pelos movimentos vanguardistas da Europa. O que se traduzia numa “revista para gente civilizada, uma revista expressamente para civilizar gente”. Fundamental para conhecer a renovação cultural que Lisboa vai conhecer na década de 20 do século XX, a Contemporânea fica, a partir de agora, disponível na Internet, através da Hemeroteca Digital, aqui. Entre as novidades desta edição destaque para a criação de sumários electrónicos, com acesso directo aos textos ou ilustrações dos autores, uma secção própria para os índices da revista, a colocação em linha do seu programa e número espécimen, de 1915, a divisão dos PDF de cada número, aumentando assim as facilidades de impressão ou de importação das imagens, e, por último, uma introdução histórica à Contemporânea. Visite-nos e dê-nos a sua opinião.

 

O Movimento 57 na Cultura Portuguesa

Ciclo de Colóquios:
Nos Cinquenta Anos do Movimento 57 (1957-2007)

2.ª
Conferência

O jornal 57 (1957-1962): história e memória
por Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal de Lisboa)

Data: 28 de Junho, 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

Mostra Bibliográfica

Mostra bibliográfica e documental dedicada ao jornal 57: folha independente de cultura, e ao Movimento 57 na cultura portuguesa.

Data: Até 30 de Junho
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

 

Aquisições da Hemeroteca Municipal de Lisboa

5.ª Mostra Bibliográfica e Documental

Mostra que tem por objectivo a divulgação e promoção das aquisições da Hemeroteca, contempla as espécies bibliográficas que a biblioteca recebeu durante o segundo semestre de 2006, por Depósito legal, oferta, doação, incorporação ou compra.

Data: 5 a 31 de Julho
Local: Átrio principal da Hemeroteca Municipal de Lisboa

 

Mais informações aqui.