PONTOS NOS II, BALAS DE PAPEL E O FUTURO DOS JORNAIS…

 

O prometido é devido. Concluímos a digitalização integral dos Pontos nos ii, semanário humorístico dirigido por Rafael Bordalo Pinheiro, entre 1885 e 1891, um dos mais importantes jornais de caricaturas publicados em Portugal no século XIX. A partir de agora pode aceder à colecção completa, na Hemeroteca Digital, aqui. O sítio é também completado com outra ficha histórica, desta vez do folheto político Balas… de Papel, publicado por Gualdino Gomes e Carlos Sertório, em 1891/92. Dedicado ao “maior de todos os escritores modernos portugueses”, Fialho de Almeida, autor dos Gatos, esta é também uma forma de lhe prestarmos homenagem, nos 150 anos do seu nascimento (1857-2007). Colocamos também em linha a recensão crítica da mesa redonda “O Futuro dos Jornais?”, que teve lugar na Hemeroteca, no âmbito da programação do Departamento de Bibliotecas e Arquivos para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de Abril). Consulte aqui o documento e fique a par do que o futuro reserva para a imprensa escrita…

 


 

O Movimento 57 na Cultura Portuguesa

Mostras Bibliográficas

O Movimento 57 na Cultura Portuguesa

 

Mostra bibliográfica e documental dedicada ao jornal 57: folha independente de cultura, e ao Movimento 57 na cultura portuguesa.

Data: 21 de Maio a 30 de Junho
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca Municipal de Lisboa

Nos Cinquenta Anos do Movimento 57 (1957-2007) – Ciclo de Conferências

1.ª Conferência

O Movimento 57: antecedentes, ideário e impacto na cultura portuguesa (1957), por Miguel Real (Escritor e Ensaísta).

Local: Sala do Espelho da Hemeroteca Municipal de Lisboa
Data: 5 de Junho, 18 horas

 

2.ª Conferência

O jornal 57 (1957-1962): história e memória
por Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal de Lisboa)

Data: 14 de Junho, 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca Municipal de Lisboa

Visitas Guiadas e de Estudo

Passeio literário-jornalístico pelo Bairro Alto, Capital do Jornalismo Português

Inaugurado, simbolicamente, no Dia Mundial da Liberdade da imprensa, este passeio literário-jornalístico percorrerá o Bairro Alto, enquanto antiga capital do jornalismo português, e inclui visitas pelas ruas das antigas redacções de jornais e revistas já extintos ou mesmo pelas redacções de jornais ainda "vivos", como é o caso do jornal A Bola, intercaladas com pequenas histórias sobre a vida destes periódicos.

Data: 16 de Junho, às 15 horas

Mais informações aqui.