3 MAIO – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Exorcismos contra Periódicos e outros Malefícios, assim se intitulava o libelo que o Padre José Agostinho de Macedo escreveu em 1821 visando os jornais que proliferavam pelo país. Criados como os cogumelos depois da Revolução de 1820, os jornais eram vistos pelo autor como uma praga, cujo dano era comparável ao que “o Pulgão causa ás vinhas do alto, e do baixo Douro, e de toda a parte”. Para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a 3 de Maio, a Hemeroteca Digital coloca em linha esta raridade bibliográfica, criando uma nova secção, com o mesmo título, destinada à difusão de obras pouco conhecidas, de difícil acesso, mesmo nas bibliotecas, e há muito caídas em domínio público. O paradoxo da edição desta obra na Internet no dia em que se assinala a liberdade de imprensa é aparente pois o que estes Exorcismos traduzem mais não é do que a importância que os jornais sempre tiveram na formação de uma opinião pública crítica e informada e no debate de ideias. Uma leitura incontornável.

 

Juntos desde 1957. Comemorar a Europa. 50 anos do Tratado de Roma

Colóquio: O Tratado de Roma, 50 Anos Depois (1957–2007)

2.ª Conferência


O Impacto da Assinatura do Tratado de Roma na Imprensa Portuguesa da Época
por Adelino Gomes (Público)

Data:
22 de Maio, 19:15
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

 

Visitas Guiadas e de Estudo

O Regicídio de 1908: percurso histórico

Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe, sujeita a inscrição prévia.

Datas: 19 e 26 de Maio (sábado), 11 horas
Ponto de encontro: Terreiro do Paço, junto à estátua de D. José (do lado do rio)


Mais informações aqui
.

 

Passeio literário-jornalístico

Bairro Alto, Capital do Jornalismo Português

Inaugurado, simbolicamente, no Dia Mundial da Liberdade da Imprensa (3 Maio), este passeio literário-jornalístico percorrerá o Bairro Alto, enquanto antiga capital do jornalismo português. Inclui passeios pelas antigas ruas das redacções de jornais e revistas já extintos, visitas a redacções de jornais ainda em funcionamento nesta zona da cidade (A Bola), intercaladas com pequenas histórias sobre a vida destes periódicos. O passeio terá início e terminará no repositório da memória jornalística nacional, a Hemeroteca Municipal de Lisboa.

Inscrições através do Serviço de Actividades Culturais e Educativas - HML
tel.: 21 324 62 90; e-mail: hemeroteca.sace@cm.lisboa.pt  
Data: 3 de Maio, às 15 horas

Mostras Bibliográficas

O Movimento 57 na Cultura Portuguesa

Mostra dedicada ao jornal 57: folha independente de cultura, e ao Movimento 57 na cultura portuguesa.

Data: 14 de Maio a 16 de Junho
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca Municipal de Lisboa