JORNAIS E POLÍTICA NO PÓS-25 DE ABRIL…

Logo após a Revolução de 25 de Abril de 1974 assistiu-se, com o fim da censura política do Estado Novo, ao aparecimento de novos jornais, sobretudo de jornais filiados em partidos ou movimentos políticos. Os anos de 74 e 75 foram particularmente férteis, com a esquerda e a extrema-esquerda em plano de destaque. Este ano, para assinalar o 33.º aniversário da “Revolução dos Cravos”, a Hemeroteca Digital coloca em linha os primeiros números da Esquerda Socialista, do MES (Movimento de Esquerda Socialista), da Luta Popular, órgão central do MRPP (Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado), da Revolução, ligado ao PRP – BR (Partido Revolucionário do Proletariado – Brigadas Revolucionárias), da Voz do Povo, da UDP (União Democrática Popular), da Luta Proletária, órgão da LCI (Liga Comunista Internacionalista) e d’A Verdade, do PUP (Partido da Unidade Popular). Folheie estes títulos históricos da imprensa portuguesa e fique a par da intensa luta política que caracteriza os primeiros anos da democracia portuguesa. A não perder…






 



Juntos desde 1957. Comemorar a Europa. 50 anos do Tratado de Roma

Mostra documental

A assinatura do Tratado de Roma: impacto na imprensa da época

A pretexto do cinquentenário do Tratado de Roma, a Hemeroteca Municipal de Lisboa faz uma incursão pelo impacto que a assinatura deste tratado, em 1957, teve na imprensa portuguesa da época. Reúne assim jornais e revistas do seu espólio, numa selecção onde é patente o desinteresse que o assunto mereceu. Descubra as razões, visitando esta mostra documental. Inclui programa de visitas guiadas, para escolas e público adulto.

Data: até 30 de Abril
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

 

Colóquio: O Tratado de Roma, 50 Anos Depois (1957–2007)

2.ª Conferência

O Impacto da Assinatura do Tratado de Roma na Imprensa Portuguesa da Época (1957)
por Adelino Gomes (Público)

Data: 22 de Maio, 19:15
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

Visitas Guiadas e de Estudo


O Regicídio de 1908: percurso histórico

Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe, sujeita a inscrição prévia.

Datas: 28 de Abril (sábado), pelas 11 horas
Ponto de encontro: Terreiro do Paço, junto à estátua de D. José (do lado do rio)
 

Mais informações aqui.