QUADRANTE (1958-1962)

No seguimento do Projecto de Digitalização da Imprensa Académica Portuguesa publicitamos aqui a digitalização integral de um novo título, a revista
Quadrante, órgão da Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Publicada entre 1958 e 1962, num total de 12 números, a Quadrante assumiu-se como uma das principais revistas académicas da altura. É, por isso mesmo, uma fonte da maior importância para o estudo do movimento estudantil durante o Estado Novo e seu envolvimento na célebre crise académica de 1962. Dirigida por Orlando Neves contou, entre os seus colaboradores, com José Augusto Seabra, Miguel Galvão Teles, Vasco Pulido Valente, José Cutileiro, Jorge Sampaio, Diogo Freitas do Amaral, Nuno Brederode dos Santos, entre muitos outros, com entrevistas de vários professores, como, por exemplo de Marcello Caetano. Para saber mais sobre esta publicação consulte aqui o ensaio de Ana Cabrera, investigadora do Centro Média e Jornalismo.

Revistas Portuguesas do Século XX - História e Actualidade

Mostra Bibliográfica e Documental


Revistas de Belas-Artes do Século XX em   
Portugal (1901-2000)


Data: até 31 de Agosto
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa
 

Visita Guiada

O Palácio dos Condes de Tomar

Visita guiada pelo Palácio dos Condes de Tomar, onde se encontra instalada a Hemeroteca Municipal de Lisboa, mediante marcação prévia.

Data: 30 de Agosto, 11 horas
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa
 
  Mostra Bibliográfica e Documental


Aquisições da Hemeroteca – 4.ª Mostra Bibliográfica e Documental


Divulgação das aquisições da Hemeroteca realizadas durante o primeiro semestre de 2006.

Data: 1 a 15 de Setembro de 2006
Local: Átrio e escadaria do Palácio dos Condes de Tomar



Mais informações aqui.